História, perguntado por luiz1552, 10 meses atrás

1 ponto
1. O presidente dos Estados Unidos, James Monroe, em um discurso, em
1823. afirmou que "A América é para os americanos". Essa doutrina pode
ser entendida como:
Respeito pelos Estados Unidos à soberania das nações latino-americanas.
Entendida como "A América para os norte-americanos".
Um incentivo a independência dos povos latino-americanos.
De que a América Latina deveria manter-se unida às suas metropoles europeias.

Anexos:

joaoguimaraesmachado: 1B
2B
luiz1552: Valeu obrigado
miguelzinnnnn: 1. No século XX, os Estados Unidos colocaram em prática a “Doutrina de Segurança Nacional”, essa doutrina:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
28

1 - É correta a alternativa B, já que a ideia da "Doutrina Monroe" era que nenhuma nação europeia intervisse nas Américas, de modo a garantir a soberania dos países do continente.

Na prática, contudo, esta doutrina significava uma expansão da influência política e econômica dos Estados Unidos sobre o continente, como aconteceu por exemplo na independência de Cuba e do Panamá.

2 - É correta a alternativa B, tendo sido a Emenda Platt uma forma do governo dos Estados Unidos, que havia "patrocinado" a Independência de Cuba, manter os seus interesses representados por quaisquer governos que viessem a ser eleitos no país.

A Emenda foi derrubada quando houve a Revolução Cubana, tendo a ilha passado a se opor aos interesses econômicos dos Estados Unidos, razão pela qual sofre até o dias atuais com um embargo econômico.


stellastar2819: Obg ❤️
miguelnascimen18: no
rafaeldacosta80: QUEM FOI O RETARDADO QUE DEIXOU 95 LIÇÕES PARA FAZER DE ÚLTIMA HORA ?? EUU!
CactoDeFogo: Eu deixei 30
Respondido por martinkoliveira
0

1) A alternativa correta sobre a forma com que a Doutrina Monroe pode ser entendida é a letra B) Entendida como “A América para os norte-americanos”.

2) A alternativa correta sobre a Emenda Platt é a letra B) Garantiu aos Estados Unidos o direito de interferência direta em Cuba.

1) A Doutrina Monroe era um pressuposto ideológico dos Estados Unidos enquanto James Monroe era presidente do país, ainda no início do século XIX.

James Monroe, no final do ano de 1823, enviou uma mensagem ao Congresso que reafirmava a posição dos Estados Unidos em ir contra a interferência europeia no país norte-americano, e por isso a frase que resume a doutrina é: "América para os americanos".

Além disso, o país não se envolvia em conflitos que tivessem como protagonistas os europeus, e também não criava novas colônias na América.

2) A Emenda Platt fez parte do Projeto de Lei de Dotações do Exército ainda no início do século XX. No entanto, o país norte-americano ocupava o país cubano desde o final do século XIX, com o objetivo de ter um maior controle sobre os seus investimentos e propriedades, uma vez que Cuba pretendia se tornar independente, e assim os EUA se sentiu ameaçado.

A emenda referida era responsável por delinear o papel dos Estados Unidos da América em Cuba e no Caribe. Ela garantia que os EUA pudesse intervir no país cubano sempre que tivesse seus interesses políticos e econômicos ameaçados.

Leia sobre assuntos relacionados em:

https://brainly.com.br/tarefa/44920720

https://brainly.com.br/tarefa/3151913

Anexos:
Perguntas interessantes