1. Poderíamos elencar muitas características que fazem da obra de José Bento Monteiro Lobato muito marcante e importante para a História da Literatura Infantil. Entre elas, destacamos especialmente uma, que foi citada no texto a seguir. Observe: “Narizinho, Pedrinho e Emília são os protagonistas da história. Sua voz ecoa por todo o texto; personagens determinadas, não se submetem à vontade do adulto e não se deixam dominar. A voz da criança, antes abafada, começa a despontar e se faz ouvir. Há um pacto de leitura estabelecido entre o narrador e seus leitores, que muitas vezes se identificam com as personagens graças ao humor, às brincadeiras das crianças e à irreverência da boneca. Desta forma, a produção literária de Monteiro Lobato, dirigida ao leitor infantil, permanece atual. Tendo em vista as razões expostas, podemos afirmar que Monteiro Lobato é um contemporâneo”.
Soluções para a tarefa
Monteiro Lobato foi um escritor brasileiro bastante importante na difusão de conhecimento ligado ao público infantil .
Desse modo podemos observar que de fato ele foi de fiel importância influenciando diversas gerações através de sua principal obra que foi o sítio do pica-pau amarelo , influenciando as crianças até o dia de hoje pois a trama passou a ser feita em modo de desenho .
Assim sendo , podemos observar que Lobato foi de fiel importância para a literatura nacional e o público infantil .
Resposta: O Protagonismo da criança. A criança tem autonomia de pensar de agir, de construir o seu conhecimento.
Explicação: Todas as características listadas na questão estão presentes e constituem a literatura infantil de Lobato. Porém somente uma é citada e está presente na citação: a emancipação da criança, a sua centralidade e protagonismo. Na obra de Lobato as crianças tomam as próprias decisões, têm voz própria e fazem as próprias descobertas. É essa a característica descrita no texto citado no enunciado da questão