1-Podemos dizer, que, em um processo de reprodução humana natural, após a fase de fecundação; temos mitose ou meiose na multiplicação celular embrionária inicial? E na formação dos zigotos?
2-Na Clonagem, temos um núcleo somático ou reprodutivo sendo inserido na célula receptora? É Haplóide ou Diplóide? Justifique.
3-Dê exemplo prático de algum processo aonde ocorre Meiose no corpo. Faça o mesmo em relação à Mitose. (Somente cite um exemplo para cada caso).
URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
1Fernando Rossi Trigo, biólogo formado pela USP e membro da equipe da Casa da Ciência, explicou aos alunos do “Adote um Cientista” sobre mitose e meiose, que são processos de divisão celular de grande importância para todos os seres pluricelulares.
Nas fases iniciais de formação do homem, a mitose - processo pelo qual uma célula origina duas novas células idênticas a ela – é fundamental para o crescimento e manutenção de estruturas, auxilia nos processos de cicatrização e, no caso das plantas, é responsável pela formação dos gametas. Achou estranho um gameta ser formado por mitose? Você sabe como é o ciclo de vida das plantas?
A meiose é um processo de divisão celular em que as células têm seu número de cromossomos reduzido pela metade, além de formar unidades distintas, devido ao crossing-over. Por meio desse processo são formados os esporos das plantas e os gametas nos animais - óvulos e espermatozóides.
Fundamental para o processo evolutivo e perpetuação de um número cromossômico constante nas espécies, a meiose nos homens levam à formação de gametas com 23 cromossomos que, após a fecundação (união do gameta masculino e feminino) origina o zigoto, primeira célula do indivíduo com 46 cromossomos.
Óvulo e espermatozóide
Como todos sabemos, óvulo é o gameta feminino e o espermatozóide o masculino. O espermatozóide tem uma “bolsinha” cheia de enzimas digestivas que recebe o nome de acrossomo, que ajuda na fecundação realizando digestão da parede do óvulo, permitindo sua entrada. Quando o espermatozóide entra no óvulo ele entrega seu DNA, percebendo a entrada desse material genético, esse muco que envolve o óvulo, que antes era gelatinoso, se enrijece, evitando a entrada de outros espermatozóides. É por isso que o óvulo é fecundado por apenas um espermatozóide.
Fernando: "A espécie humana tem quantos cromossomos?".
Alunos: "46".
Fernando: "Os espermatozóides têm quantos cromossomos?".
Alunos: "23".
Fernando: "Por quê?".
Alunos: "Cada gameta (óvulo e espermatozóide) tem 23 cromossomos que ao se juntarem formam 46, que dão origem ao indivíduo".
Fernando: "Esse encontro de gametas gera a primeira célula do ser vivo chamada de zigoto ou célula-ovo. É essa célula-ovo que vai criar o indivíduo com trilhões de células?”.
Alunos: "Sim".
Curiosidade
Um homem adulto possui aproximadamente 80-90 trilhões de células, das quais 1/8 realmente são dele, o restante são microrganismos associados.
2 APESAR do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitos de clonagem (reprodutiva e terapêutica) , células-tronco ( embrionárias e não embrionárias) e terapia celular bem como isso pode afetar as nossas vidas. Portanto a proposta desse artigo é o de tentar definir esses conceitos e expressar a minha posição sobre aspectos éticos não só como cientista mas também como representante de inúmeras famílias que vêem nessa nova tecnologia uma esperança futura de cura para inúmeras doenças neurodegenerativas , muitas vezes letais ou gravemente incapacitantes.
mitose e a meiose são dois tipos diferentes de divisão celular. No primeiro caso, o processo gera duas células-filhas idênticas geneticamente. Elas se desenvolvem a partir de uma célula-mãe. Na meiose, a divisão celular envolve fissão do núcleo, o que gera quatro células. Elas têm metade do número de cromossomos da célula original.
Veja, agora, mais diferenças entre esses dois tipos de divisão celular.