1- Podemos considerar que a Novilíngua (novafala) podia ser considerada uma forma de acentuar o controle sobre o pensamento? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
Novilíngua ou novafala é um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passa a não existir. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir.
Resposta:
Não
Explicação:
era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passa a não existir. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir. Uma mesma palavra poderia ser usada para expressar diversas idéias paradoxais, no chamado ‘duplipensar’. A luz e a treva estavam dentro da mesma palavra, tudo dependia do contexto. A interpretação dúbia serviria para confundir o ser humano, desacostumá-lo a pensar e tentar ser coerente.