História, perguntado por Lana311020, 6 meses atrás

1) Podemos afirmar que o quadro de Pedro Américo " O Grito de Independência", representa com fidelidade os fatos históricos? Justifique sua resposta.

2) O que foi o dia do "Fico"?

3)Quais foram as consequências da Independência do Brasil?

PRECISO DE AJUDA URGENTE, POR FAVOR!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasbitten
0

Resposta:

1- Não.( 70% de certeza )

2- Foi o dia em que Dom Pedro decidiu ficar no Brasil e saparar-se de Portugal.( 98% de certeza )

3-Revoltas em todo território nacional ( 100% de certeza )


Lana311020: Tem como vc justificar a primeira com mais detalhes?
jhuziaferreira: olha as repsostas que coloquei
Respondido por jhuziaferreira
3

Resposta:

1) Podemos afirmar que o quadro de Pedro Américo " O Grito da independência representa com didelidade os fatos históricos ?Justifique sua resposta

terminou de pintar o quadro em 1888 em Florença, na Itália (66 anos após a independência ser proclamada). Foi a Família Real que encomendou a obra, pois ela investia na construção do Museu do Ipiranga (atual Museu Paulista da USP). A ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado império.

A obra representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil. Na tela também aparecem à direita e à frente do grupo principal, em semicírculo, os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em oposição aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curiosamente.

O artista se preocupava em estudar todos os detalhes de seus quadros, como roupas, armas e os tipos físicos das pessoas. Para a produção deste quadro, ele se dirigiu frequentemente ao bairro do Ipiranga para conhecer a luz, a topografia e outros aspectos do lugar.

A imagem que consagrou o 7 de Setembro é verossímil, mas não relata com exatidão o ocorrido no Dia da Independência. Essa cena foi produzida pela imaginação do pintor. O próprio Pedro Américo reconheceu que seria impossível fazer uma relação entre a pintura e o episódio. Não apenas porque havia uma grande diferença de tempo, entre a tela pintada e a proclamação da Independência, mas também porque não seria possível reconstituir minuciosamente o acontecido, pois faltavam relatos.

Essas diferenças são significativas. Primeiro, não era comum usar cavalos, mas sim mulas, para fazer o trajeto da Serra do Mar. Os uniformes também eram galantes demais para o tipo de viagem que D. Pedro I estava fazendo. Sua comitiva também nem era tão numerosa – no máximo levava 14 pessoas. A pintura histórica retrata o episódio de maneira grandiosa, e Pedro Américo criou toda uma situação na tela para ressaltar esse aspecto. D. Pedro I estava voltando a São Paulo quando recebeu documentos vindos de Portugal e, depois de os ler, declarou o Brasil independente.

2) O que foi o dia do "Fico"?

O Dia do Fico é a data protagonizada pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, que decide contrariar às ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil.

O evento recebeu esse nome porque, na ocasião, D. Pedro proferiu a frase que se tornaria célebre:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico."

3)Quais foram as consequências da independência do Brasil?

Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. O Brasil transformou-se em uma monarquia governada por d. Pedro I.

A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

As causas da independência do Brasil

A independência do Brasil tem uma grande ligação com a transferência da corte portuguesa para a colônia, em 1808. Os acontecimentos que se passaram no intervalo de tempo entre 1808 e 1822 levaram ao desgaste na relação entre a elite brasileira, sobretudo a do Sudeste, com o Reino de Portugal.

Perguntas interessantes