1- Podemos afirmar que o projeto da República oligárquica era de democracia? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com a proclamação da República, em 1889, inaugurou-se um novo período na história política do Brasil: o poder político passou a ser controlado pelas oligarquias rurais, principalmente as oligarquias cafeeiras. Entretanto, o controle político exercido pelas oligarquias não aconteceu logo em seguida à proclamação da República – os dois primeiros governos (1889-1894) corresponderam à chamada República da Espada, ou seja, o Brasil esteve sob o comando do exército. Marechal Deodoro da Fonseca liderou o país durante o Governo Provisório (1889-1891). Após a saída de Deodoro, o Marechal Floriano Peixoto esteve à frente do governo brasileiro até 1894.
No ano de 1894, os grupos oligárquicos, principalmente a oligarquia cafeeira paulista, estavam articulando para assumir o poder e controlar a República. Os paulistas apoiaram Floriano Peixoto. Dessa aliança surgiu o candidato eleito nas eleições de março de 1894, Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP). A partir de então, o poder político brasileiro ficou restrito às oligarquias agrárias paulista e mineira, de 1894 a 1930, período conhecido como República Oligárquica. Assim, o domínio político presidencial durante esse intervalo de tempo prevaleceu entre São Paulo e Minas Gerais, efetivando a política do café-com-leite.
Não
Como a oligarquia é mantida por um grupo privilegiado que governa em benefício próprio, a ideia de democracia não se encaixa muito nesse modelo. As necessidades e direitos dos cidadãos em geral não são respeitadas e nem levadas em consideração.
A definição de oligarquia as vezes é confundida com o conceito de plutocracia, porque ambos os modelos apresentam a economia como estrutura. Porém, não são a mesma coisa.
Pegue as partes importantes e Bons estudos! :)