História, perguntado por vitoriagds, 11 meses atrás

1- Podemos afirmar que a independência política trouxe profundas mudanças para a economia da região da América do Sul, e ainda, melhorou a vida da população mais pobre? Justifique.

2- Explique como funcionou a politica internacional norte americana conhecida como BIG STICK

3- O que representou para a economia colonial a Abertura dos Portos, decretada por D João, ainda em 1808?

Soluções para a tarefa

Respondido por adriano2santos
0
1 - Podemos afirmar que as independências favoreceram um novo desenvolvimento econômico dos países da América do Sul, pois havia a possibilidade de comércio com vários países. Porém, a influência britânica sobre o comércio no período ainda era muito forte, o que acabava por favorecer o comércio com a mesma. Sobre a situação social da vida dos pobres, nada mudou, pois todos os processos são tocados pela elite colonial, que não está interessada na transformação social, mas sim na manutenção do poder e status.

2 - O Big Stick era uma política estadunidense voltada para combater a influência e interferência externa, principalmente europeia, no continente americano. Isso fez com que os EUA acabassem se envolvendo mais diretamente na política externa mundial, assim como fortalecer suas forças armadas, marinha principalmente. Dentro dessa política, também estava a atuação direta dos EUA nos países da América.

3 - A abertura dos portos brasileiros às nações amigas representa o fim do chamado Pacto Colonial e, consequentemente, o fim do status de colônia para o Brasil. A partir do momento que o território é permitido comercializar com outros países, o Pacto Colonial (exclusividade de comércio de uma colônia com sua metrópole) deixa de existir. Ainda existiu a subserviência administrativa depois da abertura, mas o Brasil passa a ter uma dinâmica comercial diferente da que tinha enquanto colônia.
Perguntas interessantes