1) Pode-se dizer que Platão, em sua teoria política, acaba criando um sistema classista e uma sofocracia na sociedade. Portanto, segundo este filósofo, quem deve ser o governante?
A) Aquele que tem a temperança como virtude.
B) Aquele que tem a coragem como virtude.
C) O eleito democraticamente.
D) O mais forte do poder militar.
E) O sábio, ou seja, segundo Platão, a virtude necessária ao governante é a sabedoria.
2) Platão comparou o governo ideal da polis ao autogoverno, ou seja, àquele que os indivíduos deveriam exercer sobre si mesmos. Assim, do ponto de vista platônico, as três classes sociais (governantes, guerreiros ou soldados e trabalhadores) corresponderiam diretamente aos três aspectos essenciais da alma humana (concupiscível, irascível e racional). Assinale a alternativa que corresponda corretamente à relação platônica entre alma, função e virtude:
A) As almas concupiscíveis têm a coragem como virtude e devem representar os trabalhadores na pólis.
B) As almas racionais têm a sabedoria como virtude e devem representar os governantes da pólis.
C) As almas irascíveis têm a temperança como virtude e devem representar os guerreiros da pólis.
D) As almas racionais têm a justiça como virtude e devem representar os trabalhadores da pólis.
E) As almas concupiscíveis têm a sabedoria como virtude e devem representar os governantes.
3) A reflexão aristotélica sobre a política não se separa de sua reflexão sobre a ética, pois a felicidade do indivíduo está conjugada com a vida comunitária. Se Aristóteles conclui que a finalidade da ação moral é a felicidade do indivíduo, pode-se concluir que:
A) A finalidade da política é a garantia do bem particular de cada indivíduo, pois a felicidade só é alcançada na individualidade.
B) A finalidade da política é assegurar bens particulares, pois a individualidade é seu fundamento.
C) A finalidade da política é a garantia das particularidades.
D) A finalidade da política é a felicidade individual.
E) A finalidade da política é a felicidade do coletivo, ou seja, é o bem comum / o interesse geral.
4) Maquiavel escreveu: “é necessário a um príncipe que o povo lhe vote amizade; do contrário, fracassará nas adversidades”, ou seja, o príncipe precisa do reconhecimento do povo.
MAQUIAVEL. O Príncipe. Trad. de Lívio Teixeira. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 41.
Para Maquiavel, esta máxima deve ser observada para a manutenção do poder e a estabilidade do Estado. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a posição de Maquiavel para atingir este preceito.
A) O povo, assim como os grandes de uma cidade ou de um reino, quer sempre receber favores. Assim, somente a satisfação de suas vontades garante a vida do príncipe no poder, independentemente das circunstâncias oportunas.
B) O príncipe moderno deverá contar sempre com o apoio dos magistrados e dos grandes para conduzir as suas ações até a obtenção do governo absoluto e infindável sobre os súditos.
C) Não há uma regra certa e ideal para alcançar a confiança do povo, porque as regras podem mudar conforme as circunstâncias, portanto, o príncipe deve ser homem de virtù, para aproveitar e dominar a fortuna.
D) O príncipe deve usar a sua fortuna e formar bons exércitos que lhe devotem fidelidade e sejam capazes de manter a ordem social.
E) Para Maquiavel, a única coisa importante para a conquista e a manutenção do poder é a fortuna do príncipe.
Anexos:
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Resposta:
1- E
2- B
3- E
4- C
Explicação: Correção feita em sala de aula
ana0506:
Pode confiar, está tudo certo. Muito obrigadaaaa!
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