1. Pode se afirme que, no primeiro quadrinho da tirinha, ocorre de fato, uma situação comunicativa? Justifique sua resposta.
2. Ainda sobre o primeiro quadrinho,como devemos entender a fala do animal?
3. O papagaio, apesar da capacidade de reproduzir palavras, não as usa para se comunicar com seus pares. Por quê?
4. Considerando a articulação entre a linguagem verbal e a não verbal, como é construído o efeito humorístico da tirinha?
5. O preconceito linguístico é a discriminação de alguém pelo modo como ela fala, ou seja, por variação linguística, sotaque, regionalismos, gírias, etc. Como esse preconceito ocorre na tirinha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Sim, o papagaio fala algumas palavras para a mulher e ela o responde.
2) bicicleta, croquete e caderneta.
3) Porque nem todos os papagaios sabem falar algumas palavras.
4) O modo do papagaio falar veio de onde ele estava antes da mulher compra-lo. isso é verídico pelo modo de como o homem respondeu a mulher.
5) Ela quis devolver o papagaio só porque ele falou errado as palavras.
Resposta:
1) Sim, pois embora os personagens da tirinha não estejam falando um com o outro utilizaram palavras para simplesmente falar, oque já pode ser considerado uma forma de comunicação.
2) O animal quis dizer as palavras: Bicicleta, croquete e caderneta.
3) Pois embora o papagaio tenha capacidade de repetir palavras, não tem a tal para entende-las, então consequentemente não consegue falar com seus pares.
4) O humor foi construído a partir da ortografia incorreta das palavras.
5) O preconceito acontece por meio do fato de que a moça não quis mais o papagaio só por ter um "sotaque" e dizer algumas palavras erradas.
Explicação:
desculpa se tiver algo errado mas tentei ajudar :)