1)
"[...] pode considerar-se o fundador do racionalismo moderno e da filosofia moderna. E isso, não tanto pelo seu sistema filosófico, que encerra materialmente uma quantidade de elementos tradicionais, transcendentes, espirituais e realistas, quanto pelo novo método. Este seu método, logicamente desenvolvido e aplicado, levará à supressão dos elementos acima lembrados [...] afirma ser único método da ciência o método racionalista, dedutivo, próprio da matemática, pretendendo reduzir a filosofia à matemática. E, portanto, terminará por enclausurar o espírito humano nos limites do mundo natural, porque só aí a matemática acha a sua legítima aplicação." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 289).
O trecho acima se refere ao filósofo tido como "o pai da filosofia moderna". Assinale a alternativa que indica quem foi ele.
Alternativas:
a)
Francis Bacon.
b)
Tales de Mileto.
c)
Pitágoras de Samos.
d)
René Descartes.
e)
São Tomás de Aquino.
2)
"[...] julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Entretanto - diversamente de Bacon, que julgava fim da filosofia o conhecimento da natureza para dominá-la (fim econômico) - [...] pensa que o fim da filosofa é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem.[...] exclui absolutamente as ideias e os princípios inatos. Todas as nossas ideias e os princípios que deles se formam, derivam da experiência; antes da experiência o espírito é como uma folha em branco, uma tábula rasa." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 322).
De acordo com as informações de Padovani e Castagnola, assinale a alternativa que indica quem foi esse pensador que concebeu o sujeito como tábula rasa.
Alternativas:
a)
René Descartes.
b)
John Locke.
c)
Santo Agostinho.
d)
São Tomás de Aquino.
e)
Sócrates.
3)
"Os reflexos do romantismo sobre o processo educativo se concretizam na oposição ao intelectualismo preconizado pelo Iluminismo, sob o lema "Voltar à Natureza". [...] entende por Natureza a vida original, pura, sem influência dos convencionalismos sociais. Os sentimentos formam as bases da natureza humana, complementando-se uns aos outros. Quanto à razão, tão valorizada pelo Iluminismo, esta é inferior à vida emotiva." (GILES, 1983, p. 77).
Assinale a alternativa que indica o filósofo marcado por esse pensamento.
Alternativas:
a)
Jean-Jacques Rousseau.
b)
John Locke.
c)
René Descartes.
d)
Francis Bacon.
e)
Homero.
4)
"Inicialmente Kant formou-se na tradição filosófica racionalista, então dominante nas universidades alemãs. Interessado em ciências e leitor de Rousseau e Hume, Kant afastou-se dessa tradição, em parte por influência da leitura de Hume que segundo confessou, "despertou-me de meu sono dogmático". Seu objetivo foi então superar a oposição tradicional entre racionalismo e empirismo, bem como as controvérsias infindáveis entre filósofos, colocando a filosofia no "caminho seguro da ciência". (MARCONDES, 2009, p. 110).
Kant, conforme nos aponta o texto acima, buscou a superação da oposição entre racionalismo e empirismo. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Kant apropriou-se do empirismo e eliminou resquícios do racionalismo.
b)
Kant optou pelo racionalismo extremado e se apoiou em Descartes.
c)
Kant não utilizou nada do empirismo e nem do racionalismo e manteve-se apenas com as doutrinas cristãs.
d)
Kant elaborou uma síntese entre essas tendências, resultando em uma nova concepção filosófica, o criticismo.
e)
Esse pensador partiu para o materialismo histórico-dialético.
Soluções para a tarefa
Olá,
1) Podemos considerar René Descartes como o fundador do racionalismo moderno e da filosofia moderna, visto que o mesmo foi o primeiro a instituir a ideia de que era necessário criar uma abordagem científica e racional.
Letra D.
2) John Locke é que julga, como Bacon, que o fim da filosofia é prático. Desse modo, tem-se para Locke que o conhecimento da filosofia acerca da natureza possui cunho econômico, de dominação.
Letra B.
3) Jean-Jacques Rousseau tem um pensamento de que a razão, que é valorizada pelo iluminismo, é inferior à emoção, visto que a emoção guia o uso da razão.
Letra A.
4) Podemos afirmar que foi Kant que desenvolver uma síntese entre essas tendências, o que gerou uma nova concepção filosófica, o criticismo.
Letra D.
Abraços!
Resposta:
letra d CORRIGIDA PELO AVA