1- Plano de ajuda, incentivado pelos EUA concedido á Europa Ocidental, com o objetivo de conquistar novos consumidores para as industrias norte-americana.
2- Conselho de Assistência Mútua que visava ajudar o desenvolvimento econômico dos países socialistas.
3- Aliança militar dos paises comunistas sob a liderança da URSS.
4- Foi dividida em quatro zonas de influência após a Segunda Guerra Mundial.
5- Disputa entre as duas superpotências mundiais, colocando o mundo em constante estado de alerta em razão da possibilidade de uma guerra e do uso de armas de destruição em massa.
6- Maior símbolo do território alemão durante a Guerra Fria.
7- Conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. Jovens, grupos pacifistas e a população norte-americana em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato de suas tropas.
8- Recebeu essa denominação porque nunca houve confronto direto entre as duas superpotências mundiais.
9- Agente químico altamente inflamável, lançado pelos Estados Unidos contra os vietcongues, durante a Guerra do Vietnã.
10- Presidente norte-americano que chegou a cogitar o uso da bomba atômica durante a Guerra da Coréia.
Soluções para a tarefa
1) Plano Marshall
O plano articulado pelo secretário de Estado George Marshall tinha por objetivo oferecer empréstimos aos países europeus a fim de integrá-los no bloco capitalista.
2) Comecon
O Conselho para Assistência Econômica Mútua foi criado visando a cooperação econômica mútua dos países do leste europeu.
3) Pacto de Varsóvia
Estabelecido na capital da Polônia, Varsóvia, o pacto tinha por objetivo a ajuda mútua entre os países em caso de agressão militar.
4) Alemanha
Após a derrota na Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida pelos aliados em quatro zonas: três formaram a Alemanha Ocidental e a outra pertencia a União Soviética, sendo conhecida como Alemanha Oridental.
5) Corrida Armamentista
Os EUA e a URSS disputavam a produção e o acúmulo de armas mais poderosas possível para se protegerem.
6) Muro de Berlim
O Muro de Berlim dividia o território alemão em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Era o símbolo da divisão entre capitalismo e socialismo.
7) Guerra do Vietnã
Mesmo tendo mais poder bélico, os EUA estavam perdendo para os vietcongues, que não se rendiam. A população norte-americana não aguentava mais o conflito, que não tinha sentido. Daí o grande número de revoltas pedindo o fim dos ataques.
8) Guerra Fria
A disputa entre EUA e URSS não era com armas, mas com política. Eles disputavam para ter mais zonas integrando o bloco econômico que defendiam.
9) Napalm
O Napalm foi muito usado pelos soldados americanos na Guerra do Vietnã. Esse agente químico queimava a pele, podendo até levar à morte.
10) Harry Truman
O presidente Truman governou de 1945 a 1953. Foi ele quem autorizou o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Também cogitou o lançamento de bombas atômicas na Coréia.