1 planejamento tecnocrático (instrumental / normarivo)
2 planejamento como princípio prático
3 planejamento instrumental/ normativo
4 planejamento participativo
5 planejamento escolar
6 plabejamento político- social
7 planejamento de ensino
relacione os tópicos de 1 a 7 com seus repectivo conceitos.
a) inserida no contexto da tendência tecnicista de educação, considerada que cabia ao planejamento resolver os problemas da produtividade no contexto escolar. essa teoria teve forte influência da psicologia comportamamentalista que valorizava as atividades verificáveis, comportamentos que pudessem ser observados e modificados a partir de objetivos claros e defendidos e passíveis de serem mensuráveis. evidenciava uma sistematização lógica em que o aluno deveria aprender de forma a garantira eficácia do ensino ministrado pelo professor.
r:
b) e o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores , no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos ( padilha , 2001,p.33)
r:
c) essa parece ser um contraponto indicado pela autora, ou seja resulta de resistencia dos grupos sociais e de educasores que não desejavam a reprodução do sistema e buscavam opções para aumentar a participação nos processos decisórios e políticos da escola.
r:
d) essa concepção relaciona-se tambem com a tendência tradicional de educação. nela, o planejamento apresentava -sem formalização, ou seja, os planos configuram- se como meros roteiros e poderia ser ultilizado em qualquer realidade, podendo ser reutilizado indefenido (lembra-se das velhas fichas ou cadernos de planos de aula amareladas)
r:
e) é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. " e um processo de racionalização, organização da ação docente articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (libâneo , 1992 , p.221)
r:
f) tem como preocupação fundamental responderas questões " para que" " para quem" e também com " o que . a preocupação central e defenir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise em quea proposta é de transformação, em médio prazo e / ou longo prazo. " tem o plano programa como expressao maior" ( ganden, 1994 , p.55)
r:
g) o poder de decisão está centralizado nas mãos de técnicos , politicos especialistas e cabem aos demais membros do contexto a tarefa de execução.
r:
Soluções para a tarefa
1 - G
2 - D
3 - A
4 - C
5 - E
6 - F
7 - B
1 - G
Planejamento tecnocrático (instrumental / normativo) : o poder de decisão está centralizado nas mãos de técnicos , politicos especialistas e cabem aos demais membros do contexto a tarefa de execução.
2 - D
Planejamento como princípio prático: essa concepção relaciona-se tambem com a tendência tradicional de educação. nela, o planejamento apresentava -sem formalização, ou seja, os planos configuram- se como meros roteiros e poderia ser ultilizado em qualquer realidade, podendo ser reutilizado indefenido (lembra-se das velhas fichas ou cadernos de planos de aula amareladas)
3 - A
Planejamento instrumental/ normativo: inserida no contexto da tendência tecnicista de educação, considerada que cabia ao planejamento resolver os problemas da produtividade no contexto escolar. essa teoria teve forte influência da psicologia comportamamentalista que valorizava as atividades verificáveis, comportamentos que pudessem ser observados e modificados a partir de objetivos claros e defendidos e passíveis de serem mensuráveis. evidenciava uma sistematização lógica em que o aluno deveria aprender de forma a garantira eficácia do ensino ministrado pelo professor.
4 - C
Planejamento participativo: essa parece ser um contraponto indicado pela autora, ou seja resulta de resistencia dos grupos sociais e de educasores que não desejavam a reprodução do sistema e buscavam opções para aumentar a participação nos processos decisórios e políticos da escola.
5 - E
Planejamento escolar: é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. " e um processo de racionalização, organização da ação docente articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (libâneo , 1992 , p.221)
6 - F
Planejamento político- social: tem como preocupação fundamental responderas questões " para que" " para quem" e também com " o que . a preocupação central e defenir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise em quea proposta é de transformação, em médio prazo e / ou longo prazo. " tem o plano programa como expressao maior" ( ganden, 1994 , p.55)
7 - B
Planejamento de ensino: é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores , no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos.