Filosofia, perguntado por NetoJFA, 1 ano atrás

1-Pesquise uma musica cujá letra expressa a concepçao de ''devir'' de Heráclito

2-Heraclito ao falar de dialetica nos diz que ''a luta (guerra) é a mãe, rainha e princípior de todas as coisas'' . Pesquise Tres coisas que foram criadas para guerra que hoje auxiliam beneficiamente na humanidade

3-Usando como exemplo os itens na alternativa 2 explique o conceito de dialetica para Heraclito

4-Quais as principais diferenças entre misantropia e agorafobia


Quem puder Ajudar , agradeço >

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
2
1 - Uma letra que expressa bem a ideia de devir é "Como uma onda" de Lulu Santos. Segue um trecho: 

"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo"

2 - Heráclito não pensava na guerra no sentido que pensamos normalmente, mas sim no conflito e na contradição inerentes à vida e ao mundo, que seriam responsáveis pelo movimento e pela criação das coisas. De todo modo, seguem três coisas inventadas durante períodos de guerra que fazem parte de nosso cotidiano: alimentos em conserva, café solúvel e hemocentros.

3 - Como já dito, não era exatamente isso que Heráclito falava ao falar em dialética e conflito (guerra). A tensão entre opostos fazia com que nada fosse estável ou eterno, com que tudo mudasse o tempo todo porque o o conflito como princípio das coisas garantia um movimento constante, não havendo estabilidade por conta do eventual fim dessa tensão.

4 - Agorafobia é o medo radical de estar em espaços abertos e multidões. Pode se manifestar de forma muito parecida com ataques de pânico. Ao sofrer isso, a pessoa tende a se sentir melhor quando volta pra casa ou quando está em algo que entende como extensão do seu lar. Já a misantropia não é um medo ou fobia, mas uma aversão, um desgosto pela humanidade e pelo convívio com outros seres humanos, levando a pessoa a preferir viver de forma solitária.
Perguntas interessantes