Português, perguntado por luizfelipebr96, 8 meses atrás

1) PESQUISE SOBRE O ESCRITOR JUNIOR DALBERTO.


obs: a matéria é literatura mas nn tem então coloquem português

Soluções para a tarefa

Respondido por mendesin
2
Junior Dalberto era policial federal aposentado e formado em Ciências Contábeis pela UFRN, mas foi como escritor, poeta e dramaturgo que ele se encontrou e encantou muita gente. Junior faria 61 anos dia 30 de outubro, se durante a madrugada não tivesse se tornado mais uma entre as milhares de vítimas da Covid-19. Apaixonado pelas letras desde cedo, chegou a ser levado ao psiquiatra na infância porque contava histórias para as galinhas, na falta de outros ouvintes. Filho de mãe professora, morou nos bairros das Rocas e Cidade da Esperança. Junior estudava de manhã e como a mãe precisava trabalhar, ele era deixado à tarde na Biblioteca Pública Câmara Cascudo. Foi lá que ele cresceu cercado de livros.

luizfelipebr96: obggg
mendesin: dnd
Respondido por fabriciolagazzi
1

Resposta: O escritor, dramaturgo e poeta potiguar Júnior Dalberto morreu em outubro do ano passado, vítima da Covid-19, mas deixou vasto material para ser publicado. Nesta sexta-feira (26), será lançado "O último Nephilim", livro inédito publicado pela editora CJA.

O ex-policial federal tinha 60 anos e se realizou na carreira de escritor - a primeira obra literária foi lançada há 10 anos. Entre textos de teatro, poesias e contos, Júnior lançou nove livros.

"No dia que Júnior se internou, ele me enviou dois livros prontos, sendo um de contos e um de poesia. Ao todo, ele deixou cinco livros prontos para serem publicados. E tem outros escritos ainda por serem finalizados. Júnior era um dos maiores escritores da editora e um amigo querido, que sempre estava planejando algo novo. Vamos dar andamento ao legado dele", contou o editor Cleudivan Jânio, que está organizando o material inédito ao lado de Robson Paiva, companheiro do escritor por 19 anos.

A história do novo livro se passa na cidade imaginária de Brancas Dunas, cenário da primeira obra de Júnior Dalberto, "Pipa voada sobre Brancas Dunas", lançada em fevereiro de 2011. Nesta nova história, o autor utiliza a magia como elemento para desenrolar o enredo do romance que se passa no período da invasão holandesa ao Nordeste brasileiro. Os personagens principais são índios, pescadores e holandeses que se entrelaçam entre seres humanos e mitológicos, na cidade criada pelo autor.


luizfelipebr96: muito obg
Perguntas interessantes