História, perguntado por kaioh45, 8 meses atrás

1)Pesquise sobre a história do Morro de São paulo

me ajudem é pra hoje​

Soluções para a tarefa

Respondido por luanaalves0212
2

Explicação:

História do Morro de São Paulo

Morro de são paulo não é um lugar conhecido unicamente por suas belezas naturais e cultura rica. Nesta ilha se respira muita história também. Seu descobrimento foi no ano 1531, atribuído ao navegador português Martin Afonso de Souza. Teve grande influência no período colonial e em sua história foi alvo de pirataria e contrabando de mercadorias. Chegou a presenciar a segunda guerra mundial quando os nazistas torpedearam e naufragaram os navios Arará e Itagibá em frente à primeira praia de Morro de São Paulo. Este motivo fez o Brasil entrar na segunda guerra mundial.

Antes dos portugueses Chegarem a Morro de São Paulo quem vivia nessas terras eram os índios Aimorés e Guerés. O povoamento chegou apenas quando em 1534 o atual rei de Portugal D. João III dividiu o litoral baiano em três capitanias, uma delas a capitania de Ilhéus, onde está presente o Arquipélago de Tinharé - onde está Morro de São Paulo. Assim, no dia de São Paulo (29 de julho) o tenente Francisco Romero escolheu Morro de São Paulo para ser a sede da capitania.

Surgiu então o primeiro povoado europeu. A sede não durou muito tempo e foi trocada de local. porém a colonização continuou e não parou mais. E sua função como local estratégico também continuou. No ano 1630 a Fortaleza Tapirandú começou a ser construída para defender a capital de ataque holandeses e de roubos das marcadorias. A contrução da igreja nossa Senhora da luz - nome de sua padroeira - foi em três etapas, a primeira delas em 1628. Sua finalização foi apenas no ano de 1845.

As casas e a população foram aumentando, e em 1746 iniciaram as obras da fonte grande para que a população e as tropas tivessem fornecimento de água. Antigos moradores contam que a não tanto tempo atrás os moradores tomavam banho coletivos devido à falta de água encanada. Em 1848 a contrução de Farol de Morro de São Paulo foi iniciada. foi construído com o objetivo de facilitar o acesso a cidade de Valença. Até pouco tempo atrás ainda era um lugar tranquilo de se viver. nativos do local contam que a sobrevivência era basicamente a pesca. Um pequeno vilarejo onde até a década de 70 não havia telefone e luz elétrica. A luz elétrica veio para ilha em 1985. Atualmente Morro de São Paulo é um dos destinos tropicais mais procurados pelos turistas dos quatros cantos do mundo. mas isso não foi sempre assim. Na década de 70 quando os primeiros veranistas surgiram à pacata vila não imaginava o que estria por acontecer. Os veranistas que alugavam as casas de pescadores começaram a construir suas próprias casas de veraneio. E quando os mochileiros e hippies descobriram a ilha espalharam através de seus relatos a beleza e encantamento pelo lugar. Então os turistas chegaram e as casas do pequeno vilarejo viraram hotéis, pousadas e restaurantes. Mas é claro, ainda mantendo suas belezas naturais. Porém o crescimento não e as construções desordenadas começaram a aparecer também. Mas Morro de São Paulo ainda é um pedaço de paraíso que encanta a seus moradores e visitantes, que as vezes apaixonados pelo lugar resolvem troar a agitada vida na cidade por uma charmosa ilha. Existem tantos estrangeiros e gente do brasil todo que vive em Morro de São Paulo que o lugar tem uma cultura eclética que os incorpora. Com certeza é um belo lugar para se viver ou apenas visitar.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes