1. Pesquise na internet sobre a importância da irrigação e o seu impacto para a agricultura e para o desenvolvimento do Brasil. Apresente dados, exemplos etc.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A irrigação de culturas agrícolas é uma prática utilizada para complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas, favorecendo a obtenção de aumentos de produtividade e contribuindo para reduzir a expansão de plantios em áreas com cobertura vegetal natural. No caso das culturas irrigadas de soja, milho, café, feijão e outras, o sistema de irrigação mais utilizado é o pivô central.Um manejo adequado leva em consideração algumas práticas importantes, entre elas está a irrigação. Nesse quesito, entram a quantidade de água adequada e o momento exato para que se proceda a irrigação. Feito isso, além do produtor economizar água e energia, ele estará assegurando um melhor desempenho em termos de produtividade.
Além da geração de renda para o produtor, fazer o uso racional da água destinada à irrigação também contribui para a preservação do meio ambiente, tornando essa técnica sustentável e rentável.
No entanto, para que esse sistema seja eficiente, cabe ao produtor buscar informações relacionadas ao cultivo e às condições edafoclimáticas, pois clima e solo são fatores de extrema importância quando se trata de analisar o método mais apropriado para realizar a irrigação. Existem diferentes tipos de métodos, sendo que uns utilizam informações climáticas e outros levam em conta apenas a umidade do solo.
Existem dois tipos de irrigação: a localizada, que é feita por gotejamento, e a convencional, que é feita por aspersão convencional. No primeiro tipo, a água é levada sob pressão por tubos até finalmente ser aplicada ao solo diretamente sobre a zona da raiz da planta, tudo em alta frequência e em baixa intensidade. Já no segundo tipo, a água é aspergida em forma de gotas através de dispositivos mecânicos giratórios que são chamados de aspersores, proporcionando uma chuva artificial.
Explicação: