1 — Pesquise e faça um resumo sobre a visão de Aristóteles e Galileu em relação a força e movimento.
2 — Faça as conversões das unidades de medida de força kgf (quilograma-força) e N (newton) a seguir:
a) 80 kgf para N.
b) 0,078 kgf para N.
c) 0,25 N para kgf.
d) 50.000 N para kgf. Explique a diferença entre a massa e o peso de um corpo e descreva as principais unidades de
medida de cada um.
4 — Considerando o princípio de Inércia descrito pela Primeira Lei de Newton, explique como pode-
mos interpretar o fato de um disco de hóquei, em um treino, deslizar sobre o gelo até parar após
percorrer grande parte da quadra.
5 — Um automóvel se desloca em uma estrada horizontal em movimento retilíneo uniforme. O motor
exerce uma força de propulsão F = 1600 N.
a) Qual o valor da resultante das forças que atuam no automóvel?
b) Qual o valor total das forças contrárias ao movimento do carro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Aristóteles e Galileu foram pensadores muito importantes quando considerados no início de estudos físicos e aprendizado. Como a ciência não era muito desenvolvida, muito partia da observação dos fenômenos.
Com relação a Aristóteles muito foi observado com relação ao movimento de corpos celestes e de outros objetos em questão. Os movimentos eram divididos em naturais e violentos, onde os naturais os corpos voltavam ao seus lugares naturais. Movimentos divididos em naturais, compostos por elementos foi quebrado mais tarde por outras teorias.
A resposta foi de Galileu que rompia com a física Aristotélica. Começando os princípios de inércia em movimentos sem aplicação de força.
Explicação:
01) Aristóteles e Galileu foram formadores de opiniões de extrema importância no que diz respeito de estudos físicos e aprendizados do mesmo, e como não existia grandes tecnologias em relação a ciência, grande parte de suas anotações eram feita através da observação dos fenômenos.
Ou seja, com relação a Aristóteles, ele foi um assíduo observação em relação ao movimento de corpos celestes e outros objetos similares. Os movimentos foram divididos em naturais e violentos, onde nos naturais, os corpos voltam aos seus lugares naturais.
Já o argumento/resposta de Galileu quebrou toda as barreiras com a física "Aristotélica" e começou com os princípios de inércia em movimentos sem aplicação de força específica e afins.
Veja mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/22696896
02) Para converter as unidades usaremos o fato de que 1Kgf=9,80665N, porém vamos usar apenas 1Kgf=9.8N como aproximação.
Com esses dados podemos converter as unidades.
a) 80kgf para N
80Kgf=9.8*80N
80Kgf=784N
b)0,078 kgf para N
0.078Kgf=9.8*0.078N
0.078Kgf=0.7644N
c)0,25 N para kgf
0.25/9.8Kgf=0.25N
0.02Kgf=0.25N
d)50.000 N para kgf
50000/9.8Kgf=50000N
5102.04Kgf=50000N
Veja mais sobre conversão de unidades em: https://brainly.com.br/tarefa/20790484
04) Pelo princípio da inércia, podemos afirmar que um corpo em movimento tende a ficar em movimento, no entanto, pensando com a 2ª Lei de Newton, a força de atrito leva um corpo a perder a sua capacidade de continuar em movimento devido a interferência de forças externas ao movimento.
Portanto, mesmo que o gelo possua um baixíssima força de atrito, ainda sim ele possui essa força, o que faz com que o disco pare após deslizar.
Veja mais sobre o princípio da inercia em: https://brainly.com.br/tarefa/2132151
05) Um carro que está em movimento retilíneo uniforme, não apresenta aceleração, logo, o valor da força resultante sobre esse carro é nula. Isso não quer dizer que não há forças, pelo contrário, esse carro possui uma força de propulsão, no entanto há as forças de atrito e as demais que atual sobre ele.
A segunda Lei de Newton trata do princípio fundamental da dinâmica e diz que a força resultante sobre um corpo é resultado do produto entre sua massa e a aceleração imposta.
Caso não exista aceleração, a velocidade é constante e, assim, o corpo está em movimento retilíneo uniforme, onde a força é igual a zero. Desse modo, a força resultante sobre um corpo pode ser calculada por meio da seguinte equação:
Fr=m.a
Onde "m" é a massa do corpo (kg) e "a" é a aceleração do corpo (m/s²).
b) A somatória dessa forças contrárias a propulsão do carro tem somatória de 1600N, estando elas na mesma direção que a força de propulsão, mas em sentido diferente.
Veja mais sobre princípio da dinâmica em: https://brainly.com.br/tarefa/40181356