1) Pesquise a biografia e a obra de um artista latino-americano, como o autor ou autora da obra escolhida no item anterior. Depois, elabore um painel para apresentar esse artista nessa imagem.
Violeta Parra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
VIOLETA PARRA
COMPARTILHAR NOFACEBOOK COMPARTILHAR NOTWITTER
Cantora e violonista desde os nove anos, Violeta Parra ingressou na carreira musical aos 15, após a morte do pai. Naquele ano, deixou a casa da mãe, no interior do Chile, e foi morar em Santiago com o irmão Nicanor, que estudava na capital. Logo formou com a irmã Hilda a dupla Las Hermanas Parra, que cantava músicas folclóricas na noite. As canções viraram seu ganha-pão e firmaram seu passaporte para o sucesso como compositora e folclorista.
Em 1953, Violeta já havia lançado os primeiros álbuns de sua carreira solo, quando a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização. Pôs-se a mapear ritmos, danças e canções populares, abdicando paulatinamente dos boleros que costumava cantar, e reuniu cerca de 3 mil canções tradicionais.
Violeta não era isenta em seu trabalho. Assumia uma posição de defesa daquele patrimônio, o que a colocaria na ponta de lança do movimento da nueva canción, na década seguinte. Já em 1956, quando a gravadora Odeon produziu uma série de discos intitulada El Folklore de Chile, Violeta foi chamada para coordená-la. Organizou os quatro primeiros volumes, num período em que tanto as rádios quanto o mercado fonográfico se dispunham a reproduzir aquele repertório. Na época, Violeta comandava o programa Canta Violeta Parra, na Rádio Chilena.
Nos anos 1960, Violeta, que também era artista plástica, excursionou pela Europa como cantora, morou em Genebra, e foi a primeira artista latino-americana a ter uma exposição individual no Museu do Louvre. Desfeito o terceiro casamento, voltou ao Chile em 1965, a tempo de lançar com os filhos Ángel e Isabel a Peña de los Parra, híbrido de centro cultural e bar onde o público podia escutar música boa e tomar vinho.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
BONS ESTUDOS!