Saúde, perguntado por brnfogo, 6 meses atrás

1- Pesquisar os termos abaixo, que estão relacionados aos processos reprodutivos, em livros, internet ou outra fonte que você tenha acesso.
a) Bissexuada:
b) Dimorfismo sexual:
c) Hermafrodita:
d) Casulo:
e) Cópula:
f) Metamorfose:
g) Monóicos:
h) Dióicos:
i) Fecundação interna:
j) Fecundação externa:
k) Desenvolvimento direto:
l) Desenvolvimento indireto:
m) Vivíparos:
n) Ovíparos:
o) Ovovivíparos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EsterAquila
0

a) Bissexuada: Que exibe particularidades e/ou características tanto masculinas quanto femininas; que demonstra atributos dos dois sexos. [Botânica] Que possui estames e pistilos: flor bissexuada.

b) Dimorfismo sexual: diferenças marcantes existentes entre os machos e fêmeas de uma determinada espécie. Vale destacar que essas diferenças não dizem respeito aos órgãos sexuais, relacionando-se apenas com outras características físicas e comportamentais que diferem um sexo do outro, como o tamanho do corpo, coloração das penas e pelos e a emissão de sons.

c) Hermafrodita: Chama-se hermafrodita um indivíduo que produz ambos gametas femininos e masculinos funcionais durante sua vida

d) Casulo: é um invólucro constituído por um material parecido com a seda construído por lagartas e algumas larvas de insetos.

e) Cópula: ou acasalamento é o ato de união de um indivíduo macho e uma fêmea de uma dada espécie animal, com a finalidade de possibilitar a junção dos gametas e a geração de um novo ser daquela espécie gerando assim novos descendentes.

f) Metamorfose: é um processo de desenvolvimento pós embrionário que ocorre em diversos grupos de metazoários. Geralmente envolve uma transformação rápida e conspícua a partir de uma larva para um estágio larval subsequente ou para um indivíduo adulto - que pode ser jovem ou sexualmente maduro

g) Monóicos:  ou monoclina a uma espécie em que cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, indivíduos bissexuados ou hermafroditas. As estruturas reprodutoras também podem receber essa denominação

h) Dióicos: também por vezes gonocorismo no caso de animais, é a designação dada em botânica e micologia às espécies em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, como na maior parte dos vertebrados. Estes indivíduos dizem-se unissexuados. Plantas que apresentam flores masculinas e femininas em indivíduos separados. Organismos que apresentam sexos separados: machos e fêmeas.

i) Fecundação interna: ou fecundação interna é qualquer forma de fertilização em que os gâmetas se encontram dentro do corpo de um animal, seja fêmea como hermafrodita. Nos mamíferos e alguns outros vertebrados envolve copulação, onde o pénis do macho penetra na vagina da fêmea.

j) Fecundação externa:  ou fecundação externa é o processo de fecundação através do qual lança os gametas em um ambiente externo. A fertilização externa é típica de peixes e anfíbios. Entre os peixes, os machos lançam os gâmetas na água e a fêmea passa e os coletam em uma bolsa

k) Desenvolvimento direto: O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos.

l) Desenvolvimento indireto: O desenvolvimento é dito indireto quando o ser vivo possui fases com diferentes aspectos entre o nascimento e a fase adulta, ou seja, quando o ser vivo sofre metamorfose.

m) Vivíparos: os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção. São vivíparos a maior parte dos mamíferos e alguns peixes, répteis, anfíbios e insetos

n) Ovíparos: animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe. Este é o método de reprodução da maioria dos peixes, anfíbios, répteis, todas as aves, os monotremados, e a maioria dos insetos, moluscos e alguns aracnídeos.

o) Ovovivíparos:  os animais cujo embrião se desenvolve em um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim proteção, mas o embrião desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo

Perguntas interessantes