1)
Pesquisa em Arte e pesquisa sobre Arte tem distinções significativas. Embora os dois modos se refiram às Artes Visuais, seus âmbitos de atuação se diferenciam quanto aos pontos de vista e o modo de execução. Nesse sentido, assinale a alternativa que se refere corretamente à Pesquisa em Arte:
Alternativas:
a)
Pesquisa em Arte diz respeito à pesquisa elaborada pelos curadores de arte em seus projetos de exposição, pois se refere ao olhar que aproxima questões pertinentes entre obras de arte distintas;
b)
O artista é uma espécie singular de pesquisador, porquanto observa o processo criativo de dentro, produzindo conhecimento novo a respeito de suas questões pessoais, o que se caracteriza como pesquisa em Arte;
c)
O Historiador de Arte é aquele que pratica a pesquisa em Arte, na medida em que suas orientações de pesquisa são direcionadas sobre o processo criativo do artista;
d)
Pesquisa em Arte é de competência dos críticos de Arte, devido à possibilidade que esses têm de falar em primeira mão sobre as novas obras de arte e exposições produzidas pelos artistas.
e)
Os curadores de exposições é que tornam o artista o que ele é, pois somente esses profissionais têm autoridade profissional para compreender as obras de artes e organizá-las no espaço de exposições, caracterizando a Pesquisa em arte.
2)
A criação artística, embora caracterizada por procedimentos técnicos e conceituais, não é definida por regras de criação ou mesmo de resultados específicos. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito de criação artística:
Alternativas:
a)
A criação artística não possui regras, pois, a cada nova obra de arte produzida por qualquer artista, algo absolutamente novo surge e modifica a compreensão do mundo;
b)
A arte é criação pois a cada nova obra o artista vivencia algo absolutamente novo, e completamente distinto do que produziu anteriormente;
c)
A criação artística não é necessariamente o surgimento de algo novo a cada vez, mas uma exploração minuciosa dos meandros da própria obra de arte;
d)
Criar algo novo a cada vez não diz respeito exatamente ao trabalho do artista, pois ele apenas desenvolve sua obra a partir da observação do trabalho de outros artistas;
e)
A criação artística não é o surgimento de algo novo a cada vez, mas uma exploração, revisão e alteração dos conceitos intrínsecos a cada nova obra.
3)
O artista carioca Hélio Oiticica (1937 – 1980) ficou conhecido, entre muitos motivos, por suas obras denominadas Parangolés. Assinale a alternativa que diz respeito a esses trabalhos do artista.
Alternativas:
a)
Os Parangolés são o desenvolvimento da cor no espaço tridimensional, no contexto sócio-cultural urbano, que não está preso no ambiente do museu;
b)
Os Parangolés são uma ideia inovadora que Oiticica teve ao negar completamente tudo o que fizera anteriormente como artista;
c)
Esses trabalhos são a ideia de relação entre arte e moda, que Oiticica concebeu ao frequentar os círculos sociais relacionados à moda no Rio de Janeiro na década de 1970;
d)
Sem dinheiro para emoldurar seus trabalhos, Oiticica teve a ideia trangressora de usar suas telas como adereços coloridos para moradores de favelas cariocas, as quais frequentava;
e)
A negação completa da pintura como disciplina histórica das Artes levaram Oiticica à criação dos Parangolés, que eram compreendidos pelo artista como a arte sem relação com o passado seu passado.
4)
"Desde Leonardo da Vinci a obra de arte tem duas vias de acesso complementares: uma visual e a outra referindo-se a tudo que possa passar pela linguagem" (REY, 1996, p.82). Analise a frase de Sandra Rey e assinale a alternativa correta no que diz respeito à compreensão de uma obra de arte:
Alternativas:
a)
Ela se refere à possibilidade de compreensão da obra de arte através daquilo que nos é dado a ver, mas também através daquilo que se refere aos procedimentos adotados pelo artista e tudo que permeia seu processo criativo;
b)
A autora quer dizer que a compreensão da obra de Leonardo da Vinci passa por seus diários, possivelmente aqueles em que as mensagens estão codificadas, escritas de trás para frente;
c)
Para Sandra Rey, se não é possível extrair nenhuma informação visual da obra de arte, devemos recorrer aos textos explicativos sobre a obra, produzidos pelo artista ou por um crítico;
d)
Sandra Rey faz referência à compreensão estrita das obras de Leonardo da Vinci. Podemos aplicar isso ao contexto artístico do Renascimento Italiano, mas não às obras de arte contemporâneas.
e)
A compreensão a respeito das obras de arte passa sempre pelas questões visuais e pelos textos escritos pelos críticos; textos elaborados pelos artistas têm uma relevância menor que a obra em si.
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av1 1-d 2-c 3-a 4-a 5-b deu errado preciso de ajuda?
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