1)
"Penso que deveríamos nos interessar pela história tanto dos homens como das mulheres, e que não deveríamos tratar somente do sexo sujeitado, assim como um historiador de classe não pode fixar seu olhar apenas sobre os camponeses. Nosso objetivo maior é compreender a importância dos sexos, isto é, dos grupos de gênero no passado histórico. Nosso objetivo é descobrir o leque de papéis e de simbolismos sexuais nas diferentes sociedades e períodos, é encontrar qual é seu sentido e como eles funcionavam para manter a ordem social ou para mudá-la" (DAVIS, 1976, p. 90).
(DAVIS, Natalie Zamon. Women´s history in transition: the European case. Feminist Studies, n. 1, p. 83-103, 1976)
Segundo a historiadora feminista Natalie Davis (1976), ao se pensar sobre gênero, devemos considerar:
Alternativas:
a)
construir uma história com as mulheres, que seja um campo específico das feministas, pois é uma área que os homens não dominam.
b)
produzir uma história de mulheres apenas segmenta e separa o sentido de produzir história e em nada afeta a sociedade como está organizada, pois não dá para simplesmente alterar os fatos só porque algumas estudiosas começaram a "recriar" a historiografia.
c)
falar de gênero não é falar de mulheres, mas é entender homens e mulheres dentro de um contexto social, por isso uma abordagem histórica que perceba ambos para entender diferentes processos em diferentes épocas dessas relações estabelecidas.
d)
a história das mulheres é diferente, porque diz respeito ao sexo e à família, por isso ser separada de uma história política e econômica, que estaria mais próxima da vida pública reservada aos homens.
e)
a história não precisa ser reescrita, basta achar exemplos de mulheres que fizeram algo de significativo em algum tempo ou mulheres virtuosas e incluir no livro didático, por exemplo, e assim cuidaremos de ter uma história que fale de homens e mulheres.
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
RESPOSTA LETRA C porque não devemos nos preocupar se é masculino ou feminino, devemos nos preocupar com esse cidadão inserido em um sociedade com o exercício de sua cidadania e com os mesmos direitos
Respondido por
85
A é falsa, a ideia da autora é justamente fazer uma história que não se limite a um gênero ou outro.
B é falsa, pois todo trabalho simbólico reorganiza a sociedade, e, de todo modo, não é este o objetivo do autora.
C é verdadeira, de modo que falando da história de ambos os gêneros é possível compreender as delicadas relações simbólicas historicamente estabelecidas entre homens e mulheres.
D é falsa, a autora fala justamente em não separar em duas a história.
E é falsa, não retratando aquilo que o texto aborda.
pascoacharlys:
Resposta Correta Av2-
Perguntas interessantes