1)
Pensar na perspectiva do direito à assistência implica em romper com concepções e práticas assistencialistas que foram construídas ao longo dos séculos. O direito à assistência aos desamparados e assistência social como política pública é processo iniciado há pouco tempo, quando pensamos em tempo histórico, a partir de 1988 é muito tempo, mas quando pensamos na urgência da responsabilidade do Estado em assumir o enfrentamento das questões de vulnerabilidade que parte expressiva da sociedade brasileira está exposta, há séculos, aí sim é muito tempo. A assistência social como política social expressa o reconhecimento do Estado de que a pobreza não é mais vista como um fenômeno natural. Qual é a forma de entendimento de pobreza neste contexto atual?
Alternativas:
a)
Pobreza enquanto fenômeno natural, que é construído política e historicamente.
b)
Pobreza enquanto fenômeno econômico, que é construído política e economicamente.
c)
Pobreza enquanto fenômeno principal, que é construído crítica e historicamente.
d)
Pobreza enquanto fenômeno social, que é construído política e historicamente.
e)
Pobreza enquanto fenômeno cultural, que é construído com hierarquia e positivamente.
2)
A Proteção Social Especial da Política de Assistência Social, visa atender as pessoas que se encontram em situação de risco, abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos. Na proteção social especial, há dois níveis de complexidade: média e alta. Qual serviço não faz parte dos Serviços da Média Complexidade?
Alternativas:
a)
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
b)
Serviço Especializado em Abordagem Social.
c)
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
d)
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
e)
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
3)
O Movimento da Reforma Sanitária que reivindicava a construção de uma política de saúde nova e verdadeiramente democrática culminou na VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, com a participação de mais de 5.000 pessoas, entre estudantes, trabalhadores, políticos e principalmente a população. Este evento foi um dos maiores marcos da história desta política. Qual foi a deliberação deste movimento?
Alternativas:
a)
Saúde direito universal de todos, responsabilidade do Estado, independente da contribuição previdenciária.
b)
Saúde direito universal de todos, responsabilidade do Município, dependendo da contribuição previdenciária.
c)
Saúde direito transversal de todos, responsabilidade do Estado, dependendo da contribuição previdenciária.
d)
Saúde direito privativo de grupos, responsabilidade do Estado, independente da contribuição previdenciária.
e)
Saúde direito universal de todos, responsabilidade do Legislativo, independente da contribuição previdenciária.
4)
O Sistema Único de Saúde, considerado um dos maiores avanços sociais consagrados na Constituição Federal de 1988, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços da saúde prestados diretamente pelo poder público tanto a nível federal e estadual quanto municipal. A iniciativa privada também pode participar, entretanto, de forma suplementar. Os princípios do SUS foram construídos a partir das normas constitucionais, contando com a consideração que cada cidadão é integrante de um território com suas potencialidades e vulnerabilidade. Assim, o atendimento em saúde deve ter qual entendimento, sendo que o cidadão é biopsicossocial?
Alternativas:
a)
Legalidade.
b)
Intregalidade.
c)
Disciplinaridade.
d)
Visibilidade.
e)
Continuidade.
5)
Com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social, definiu-se as funções desta, entendendo que se deve garantir a inclusão de todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e ou situação de risco, inserindo na rede de proteção socioassistenciais. Esta função da política de assistência social constitui na oferta e disponibilidade de benefícios e serviços. Qual é a principal função da política de assistência social?
Alternativas:
a)
A ajuda mútua.
b)
A organização sindical.
c)
O mérito político.
d)
A construção familiar.
e)
A proteção social.
amemorganaLígia:
Quando tiver as respostas me diz, por favor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Bom dia!
1 - Alternativa correta d- A pobreza consiste em um fenômeno social, pois, ela é fruto do Capitalismo que diretamente gera a questão social como um todo, sendo construída de forma histórica.
2- Alternativa correta c- O Serviço de Família Acolhedora consiste em um serviço de Alta Complexidade.
3- Alternativa correta a - Tal qual como é hoje, o serviço de saúde independe de contribuição previdenciária e é um direito de todos.
4- Alternativa correta b - O princípio de Integralidade visa o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas de sua vida.
5- Alternativa correta e- Sem sombra de dúvidas que o objetivo principal, garantido também em Constituição Federal é o de proteção social.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás