1- Pedro, em companhia de Leonardo, sai do paço (residencia da familia real) e se aventura pelas ruas da cidade. De acordo com o texto lido, em que consiste essa aventura?
2-Essa experiencia tem um impacto diferente para cada um dos personagens.
a) Como Pedro vê tal peripécia?
b)E qual é a percepção de Leonardo?
c) Conclua: Por que o impacto de tal peripécia é diferente para cada personagem?
3- De acordo com o trecho lido, o Leonardo de Era no tempo do rei mantém traços semelhantes aos do protagonista de memorias de um sargento de milícias? Justifique sua resposta com elementos do texto.
Por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
1. A aventura consiste em estarem em uma "luta" contra os homens de Vidigal, a fuga pelas ruas cariocas, para se livrar dos soldados era muito emocionante.
2. a) Ele vê como a maior aventura de todos os tempos, e se acha o máximo por ter conseguido esse feito.
b) Já Leonardo não compartilha da opinião do amigo, achando-o tolo por gostar da situação, pois era uma situação perigosa.
c) Pois Leonardo já tinha conhecimento do perigo, enquanto que Pedro não fazia ideia do que havia acabado de fazer, no caso "espremer limão nos olhos do major Vidigal."
3. Sim, ambos são personagens jovens, meninos de rua, que tentam driblar as adversidades da sociedade em que vivem. Pode ser visto justamente no final do trecho, ao mostrar o pensamento do jovem Leonardo: "... e quando isso acontecia, seus chicotes sobravam para todos..."; "Para Leonardo, uma corrida daquelas era quase de rotina."