Pedagogia, perguntado por Alladdin2018, 1 ano atrás


1) Paulo Freire nos fala a respeito da problematização do conhecimento, fundamental para a mediação da aprendizagem. Escolha a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Problematizar o conhecimento do aluno leva em conta o seguinte fator: lançar um tema e esperar mais conteúdos sobre ele. Essa afirmação define o que Paulo Freire nos diz sobre problematização do conhecimento.
b)
Problematizar o conhecimento é uma estratégia de ensino. Trabalhando sob a forma de perguntas e respostas, o professor torna mais complexa essa tática, e os alunos aprendem a refletir. Alternativa assinalada
c)
Problematizar o objeto do conhecimento é uma atitude do professor mediador, que usa do diálogo na interação com o aluno e o leva (o conduz) à reflexão crítica - a interpretar o conhecimento tanto o já sabido quanto o novo.
d)
Problematizar o conhecimento requer atitude de espera do professor que supõe um sujeito ativo (o aluno) no processo ensino aprendizagem.
e)
Problematizar o conhecimento requer atitude de não espera do professor que supõe um sujeito que não sabe (o aluno) no processo ensino aprendizagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Letra C.

A problematização do objeto de conhecimento compreende uma das melhores abordagens de estimular o raciocínio crítio do aluno, ao mesmo tempo em que lhe é estimulado a autonomia.

Diante disso, torna-se essencial que o professor atue como um mediador, facilitando o processo e a relação entre professor/aluno, proporcionando uma maior qualificação do processo educacional como um todo, de uma forma geral.

Respondido por irmaovanderlan64
0

Av2 - Curso Livre - A Escola e a Mediação da Aprendizagem na Relação Professor-aluno

Respostas:

1 - C) As estruturas cognitivas das pessoas são passíveis de modificabilidade na condição de mediadas por seres humanos, através de suas relações sociais. Quando diz relações sociais, aproxima-se de Vygotsky, identificando um sujeito histórico-social que aprende. Feuerstein se baseou em muitas pesquisas para formular sua teoria.

2 - C) As estruturas cognitivas das pessoas são passíveis de modificabilidade na condição de mediadas por seres humanos, através de suas relações sociais. Quando diz relações sociais, aproxima-se de Vygotsky, identificando um sujeito histórico-social que aprende. Feuerstein se baseou em muitas pesquisas para formular sua teoria.

3 - B) Ao ensinar uma criança a ler, o professor busca a decodificação da língua, sua compreensão, retenção e muitos outros aspectos que ele possa intencionar. Ele dá significados ao aluno (por exemplo, pode escolher literatura infantil “X”). Permite que o aluno traga seus próprios significados sobre a literatura apresentada e os problematiza. Permite que o aluno exercite esse processo. Além disso, o professor se preocupa com a aplicação da aprendizagem em outras situações além dos conteúdos formais. Ajuda o aluno a perceber isso.

4 - C) O brincar e os jogos na escola, mediados pelo professor que conheça suas dinâmicas e temáticas, proporcionam aprendizagem, especialmente se trouxerem valores e significados das diversas realidades culturais do aluno.

5 - D) O brincar e os jogos são considerados recursos mediativos que, na escola, podem criar ambientes de aprendizagem facilitadores do desenvolvimento da cognição. Esta se vincula ao afeto, tão importante quanto a cognição.

Explicação:

Corrigido pelo AVA em 13/12/2022.

Perguntas interessantes