Direito, perguntado por izaurogabrielpe8v5t, 11 meses atrás

1. Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial de um povo. No Brasil, nós temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão federal responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros. Esse reconhecimento e atribuição de valor são feitos por meio do tombamento, instrumento que atribui valor cultural a um bem material e determina sua proteção e preservação. Isso é importante porque o patrimônio cultural não é apenas nossa herança, mas sua preservação também garante a permanência e a identidade cultural de um povo.
Com base no que aprendemos ao longo do capítulo e a partir do trabalho realizado no IPHAN, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) No acervo de mapas do Museu Imperial de Petrópolis está a carta corográfica do Império do Brasil do ano de 1857, com a planta da cidade do Rio de Janeiro e o quadro estatístico do Império do Brasil, conforme os relatórios oficiais. A descrição corográfica era a descrição geográfica de uma região ou país e incluía um estudo demográfico e antropológico das povoações descritas. Portanto, trata-se de uma peça de cultura imaterial.
II. ( ) A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das mais famosas de nossa cultura imaterial do Brasil. Trata-se de uma grande procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que existe desde 1793, e reúne milhares de pessoas no Belém do Pará. A festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro e é uma das maiores festas católicas do mundo.
III. ( ) O frevo é uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais características do Recife. Tem origem no carnaval do século XIX, a partir da rivalidade entre as bandas militares e dos escravos que tinham se tornado livres. O frevo é uma marchinha acelerada que incorpora elementos de outras danças, como maxixe e polca. Essa dança popular é um grande exemplo de cultura material.
IV. ( ) A partir de influências do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, surgiram três novas formas de se fazer samba no Rio de Janeiro: o partido alto. Ele é feito no improviso de forma coletiva e cantando sobre o cotidiano. As matrizes do samba no Rio de Janeiro são cultura imaterial.
V. ( ) Os adereços que o índios Cinta Larga usam na guerra são considerados cultura material. Eles se pintam de jenipapo, com motivos animais ou vegetais; usam seus cocares de penas de gavião; grossos colares de contas (bak´rĩ) no pescoço e cruzados no peito; e as cintas típicas (zalâpíáp), confeccionadas de entrecasca da árvore tauari.
Agora, assinale a sequência correta de classificação.

a. V, V, V, F, F.

b. F, F, V, V, F.

c. V, V, F, F, F.

d. F, V, F, V, V.

e. F, F, F, V, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
104

Olá!

A primeira afirmativa é falsa pois a carta corográfica faz parte do patrimônio material do acervo;

A segunda alternativa está correta, verdadeira, portanto. Trata-se de um bem imaterial, pois faz parte da cultura do povo brasileiro;

O frevo também faz parte de nossa cultura e, portanto, trata-se de patrimônio imaterial. A terceira alternativa é falsa;

Correta a quarta, pois a matriz do samba se classifica como imaterial;

Os adereços, citados na afirmativa V, fazem parte do acervo do Museu da Cultura de São Paulo. Correta, portanto.

Temos portanto a sequência: F,V,F,V,V. Alternativa d.



northonoppipa: Resposta correta! Excelente!
Respondido por jefersonassis14
47

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas interessantes