1)
"Passados os atropelos da chegada, era hora de colocar mão à obra. Os planos eram grandiosos e havia tudo por fazer no Brasil. Entre outras carências, a colônia precisava de estradas, escolas, tribunais, fábricas, bancos, moeda, comércio, imprensa, biblioteca, hospitais, comunicações eficientes. Em especial necessitava de um governo organizado que se responsabilizasse por tudo isso. 'O país era desmesurado e virgem, enquanto que o novo governo, adventício e indigente, tinha de improvisar e criar tudo', escreveu o historiador Pedro Calmon. D. João não perdeu tempo. No dia 10 de março de 1808, quarenta e oito horas depois de desembarcar no Rio de Janeiro, organizou seu novo gabinete".
A chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 é um dos fatos históricos mais importantes da nossa história. Com relação as consequências deste acontecimento, avalie as afirmações:
I- Dentre as primeiras atitudes tomadas pelo regente Dom João está a abertura dos portos às “nações amigas” em 1808.
II- A convocação de uma assembleia nacional constituinte foi importantíssima par dar ao Brasil sua primeira constituição.
III- Houve também a preocupação de fundar instituições de cunho civilizatório, como a Biblioteca Real, aberta em 1810.
IV- Dentre as primeiras atitudes da corte na sua chegada ao está a imediata anexação da província da “prata” ao território brasileiro.
Agora, após analisar as afirmações, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas III e IV.
c)
apenas I e III.
d)
apenas II e III.
e)
apenas I e IV.
2)
"[É importante destacar que] o modo inovador pelo qual Maria Odila Dias provocou a historiografia dedicada ao estudo das heranças coloniais e da formação das elites luso-brasileiras, ao então propor um enfoque mais ampliado de leitura do passado colonial, inserindo-os no âmbito da dinâmica político-econômica do império ultramarino português. Se essa estratégia de análise era então deveras inovadora, hoje ela encontra grande adesão por parte de vários historiadores, constituindo-se numa área forte de estudos no interior da historiografia que tem tratado da sociedade colonial brasileira".
A partir das ideias do texto, cplete as lacunas da sentença a seguir:
“Apesar de estarem bem definidas suas diretrizes fundamentais, nossa ____________________, ao descortinar o processo sui generis de transição do Brasil ____________________ para o ____________________, ainda não se descartou completamente de certos vícios de interpretação provocados por enfoques ____________________, que distorcem o processo brasileiro entre os quais avulta o da imagem de Rousseau do colono, quebrando os grilhões do jugo da metrópole; ou da identificação com o liberalismo e o nacionalismo próprios da grande revolução burguesa na Europa”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
história / escravocrata / assalariado / românticos
b)
historiografia / colonial / Império / europeizantes
c)
colonização / revolucionário / liberal / marxistas
d)
história / colonial / liberal / europeizantes
e)
colonização / escravocrata / Império / marxistas
3)
"É verdade que, até 1808, existia no Brasil e, sobretudo, na sede do governo geral (vice-reino) uma administração colonial relativamente aparelhada. Mas a formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e a instalação de sua sede na antiga colônia tornaram irreversível a constituição de um novo Estado nacional. Todo um aparato burocrático, transplantado de Lisboa ou formado aqui, em paralelo à antiga administração metropolitana, teve que ser montado para que a soberania se afirmasse, o Estado se constituísse e se projetasse sobre o território, e o governo pudesse tomar decisões, ditar políticas e agir".
Sobre a chegada da Família Real Portuguesa no continente americano, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) No ano de 1808, a Família Real Portuguesa fugiu das tropas de Napoleão Bonaparte para a sua Colônia na América, garantindo à colônia brasileira um novo status social.
( ) Algumas mudanças trazidas pela Família Real Portuguesa foram fundamentais para a América Portuguesa, como por exemplo: a imprensa, abertura dos portos, vantagens comerciais, a vinda de intelectuais e artistas da Europa.
( ) Em 1815, D. João VI decretou a independência do Brasil, em uma clara tentativa de afirmar seu poder tanto na colônia portuguesa na América quanto na própria metrópole, assim, governaria da América, mas reforçando seu poder em Portugal.
Agora, assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V – F – F.
b)
F – F – V.
c)
V – V – F.
d)
F – V – F.
e)
V – F – V.
Favor, respondam a questão 4 também.
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
Resposta:
3ª questão C
4ª questão e
Explicação:
Respondido por
22
Resposta:
1-c
2-b
3-c
4-e
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
1ª questão C 2ª questão B 3ª questão C e 4ª questão E