História, perguntado por luanribaslourenco, 3 meses atrás

1. Partindo do trecho do texto, sobre a condição feminina na Idade Média, infere-se que: *
1 ponto
a) Era muito diferente da condição das mulheres na Antiguidade greco-romana pois nessas sociedades as mulheres tinham grande autonomia, inclusive muitos direitos políticos.
b) A sociedade medieval considerava as mulheres seres inferiores aos homens, mas a vida de uma mulher variava também de acordo com a sua condição social; as mulheres dos camponeses, por exemplo, eram mais oprimidas que as da nobreza.
c) Na sociedade medieval tanto as mulheres nobres como as camponesas eram oprimidas pelos homens não sendo encontrados casos de mulheres que tinham acesso à educação.
d) na sociedade medieval a Igreja Católica foi um importante espaço de atuação das mulheres que estavam em pé de igualdade aos homens, inclusive são conhecidos os casos de mulheres que ocuparam altos cargos na hierarquia eclesiástica.
“Na época feudal, como o predomínio do cristianismo, a maioria dos europeus acreditava na presença constante de Deus; os trabalhos e atividades tinham que ser abençoados pelos sacerdotes e grande parte das festas e distrações precisavam de um motivo religioso para acontecerem.”
MICELI, Paulo. O feudalismo. São Paulo: Editora Atual, 1998, p. 21.
2. Com base no trecho lido e nos conteúdos trabalhados na aula é correto afirmar: *
1 ponto
a) Na Idade Média a expectativa de vida era alta. Assim, os mais velhos controlavam a vida dos mais jovens ditando as regras morais e o cumprimento da religião.
b) O cotidiano medieval era marcado pela presença do riso e da alegria. Tudo era motivo de festa: o trabalho, as celebrações religiosas e até as dificuldades da vida.
c)As festas medievais reuniam pessoas de diferentes partes. O clero organizava grandes festas para os camponeses como forma de evitar que eles se revoltassem contra os nobres.
d)As pessoas viviam em uma atmosfera religiosa. O tempo, o trabalho, o lazer, o imaginário, tudo era orientado pela religião. O clero tinha grande poder e prestígio.


joaovnaressi: 1-B 2-D
boo2020: b) A sociedade medieval considerava as mulheres seres inferiores aos homens, mas a vida de uma mulher variava também de acordo com a sua condição social; as mulheres dos camponeses, por exemplo, eram mais oprimidas que as da nobreza.
IsmarFF: sim é 1-B 2-D
rparucci: obgg

Soluções para a tarefa

Respondido por guicolaco1
16

Resposta:

1- b) A sociedade medieval considerava as mulheres seres inferiores aos homens, mas a vida de uma mulher variava também de acordo com a sua condição social; as mulheres dos camponeses, por exemplo, eram mais oprimidas que as da nobreza.

2- d)As pessoas viviam em uma atmosfera religiosa. O tempo, o trabalho, o lazer, o imaginário, tudo era orientado pela religião. O clero tinha grande poder e prestígio.

Respondido por EduardoPLopes
11

1 - É correta a alternativa B, uma vez que apesar da opressão contra as mulheres ser uma marca das sociedades medievais, as mulheres mais pobres eram oprimidas tanto por serem mulheres quanto por serem pobres, sendo esta "dupla opressão" algo que não ocorrida com as mulheres nobres.

Apesar do quadro geral de desrespeito e desvalorização da figura feminina na Idade Média, havia alguns casos raros de mulheres que recebiam educação (por conta de pais zelosos, por exemplo) e de mulheres que conseguiam ter uma posição de destaque (como algumas rainhas e como Joana d'Arc, que depois terminaria na fogueira) em períodos e locais específicos da história.

2 - É correta a alternativa D, de modo que a religião era o centro cultural, político e econômico da vida na Europa Medieval. Isto servia tanto para fundamentar ideologicamente os sistemas políticos existentes na Europa de então quanto para pacificar as relações sociais. Tudo, do comércio ao casamento, passava, em algum grau, pelas crenças religiosas que eram mais comuns no período.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19933263

Anexos:
Perguntas interessantes