História, perguntado por rodriguestamara159, 11 meses atrás

1) “Partindo da crítica à abordagem eurocêntrica, alguns iniciaram estudos pela ótica dos povos da América. Outros introduziram conteúdos relacionados à história local e regional. Uma outra parcela optou por trabalhar com temas e, nessa perspectiva, desenvolveram-se as primeiras propostas curriculares por. Para os que optaram por esta última via, iniciou se um debate ainda em curso, sobre questões relacionadas ao tempo histórico, revendo concepções de linearidade e progressividade, noções de decadência e de evolução” (BRASIL 1988, p. 27)“

O termo que preenche corretamente a lacuna é:

Alternativas:

a)linha cronológica.

b)conceitos.

c)eixos temáticos.

d)fatos históricos.

e)subtemas.

2)No quarto ciclo, os alunos já dominam um conjunto de noções, informações, explicações, procedimentos e reflexões históricas e temporais que possibilitam estudos mais conceituais das vivências humanas no tempo. Cabe, contudo, ao professor sempre investigar esses domínios para saber quando introduzir novas temáticas históricas.

Dentre os objetivos do ensino de História previstos para o quarto ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais estão corretos:

Alternativas:

a)O papel do professor no ensino de História é, fundamentalmente, oferecer conhecimento aos alunos.

b)O ensino de História deve ser fundamentado na concepção de tempo linear, a fim de não confundir os educandos com “idas e vindas” no tempo.

c)Um dos focos é a memorização dos fatos do passado, com destaque para as atuações dos indivíduos das classes dominantes, conforme os temas cobrados pelos vestibulares nacionais.

d)É importante ter em vista que o educando, ao fim do curso, precisa dominar todo o conhecimento básico sobre os principais eventos históricos.

e)Entre outras temáticas, os alunos devem saber identificar e analisar lutas sociais e revoluções no Brasil e no mundo.

3)Os Parâmetros Curriculares Nacionais nascem da necessidade de se construir uma referência curricular nacional para o ensino fundamental que possa ser discutida e traduzida em propostas regionais nos diferentes estados e municípios brasileiros, em projetos educativos nas escolas e nas salas de aula. E que possam garantir a todo aluno de qualquer região do país, do interior ou do litoral, de uma grande cidade ou da zona rural, que frequentam cursos nos períodos diurno ou noturno, que sejam portadores de necessidades especiais, o direito de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção de sua cidadania.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)trata-se de um documento elaborado na década de 1990 que tem por objetivo impor um modelo curricular único, de maneira a integrar o ensino padronizado em todo o país.

b)propõem que o professor estabeleça a ideia de que determinados assuntos devem ser estudados a fim de que, um dia, se tornem úteis em suas vidas profissionais.

c)são diretrizes que ferem a autonomia do professor, prejudicando sua liberdade em trabalhar com contextos sociais específicos.

d)são organizados por disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, História, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira, fato que reproduz a organização do conhecimento humano em matérias segmentadas que pouco dialogam entre si.

e)explicitam a necessidade de que crianças e jovens desenvolvam suas diferentes capacidades, uma vez que a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados se constitui como base para a construção da cidadania e identidade.

RESPOSTAS CORRIGIDAS PELO AVA

1) c)eixos temáticos.
2)e)Entre outras temáticas, os alunos devem saber identificar e analisar lutas sociais e revoluções no Brasil e no mundo.
3)e)explicitam a necessidade de que crianças e jovens desenvolvam suas diferentes capacidades, uma vez que a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados se constitui como base para a construção da cidadania e identidade.
4)a)Foca na questão da comparação, do dinamismo e da contradição do processo histórico, que se opõe à ideia de história linear e eurocêntrica, objetivo que impulsionou opções didático-pedagógicas, como o ensino baseado em eixos temáticos, por exemplo.




Soluções para a tarefa

Respondido por fitovale
35

Resposta:

1 c

2 e

3 e

4 a

Explicação:


fatimamedlin35: Obrigada
Respondido por midesigner
8

Resposta:

C

E

E

A

Explicação: corrigido pelo AVA

Perguntas interessantes