Física, perguntado por gabrielfguedes2005, 7 meses atrás

1) Parar um veículo em um terreno asfaltado é igual a pará-lo em um terreno revestido por

paralelepípedo ou pedregulhos? Quais fatores podem influenciar nessa desaceleração ?



2) Um veículo com massa igual a 1 tonelada trafega em uma via local plana de paralelepípedo, cujo

coeficiente de atrito dinâmico, quando o solo está seco, é de 0,78 e quando molhado, é de 0,60. Qual

seria a força de atrito entre a superfície em um dia seco e em um dia de chuva? O que você pode

concluir sobre os valores encontrados ? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lumich
60

01. A força de atrito é maior quanto mais o terreno tiver rugosidades, estão envolvidas na força de atrito: o coeficiente de atrito da superfície e a massa do corpo.

02. A pista seca tem força de atrito igual a 7,8kN e molhada tem 6kN, então no dia de chuva, a força de atrito do solo diminui, então é mais difícil parar o movimento do que em dias secos.

Esta é uma questão sobre atrito, a força de atrito é a responsável por "travar o movimento" ela é uma força de contato contrária ao movimento, portanto no cenário do enunciado, a força de atrito existe entre o carro e o terreno, no sentido oposto ao do movimento do carro, ela que auxílio da frenagem.

01. Na primeira questão temos que dizer quais são os fatores que interferem nessa ajuda da desaceleração, quanto maior for a força de atrito mais difícil será o movimento e então parar o veículo é mais fácil. Um terreno de asfalto e paralelepípedo são diferentes em relação ao atrito, no asfalto é mais fácil o movimento de aceleração porque existe pouco atrito, no paralelepípedo e no pedregulho o atrito é maior e então facilita a parada.

A força de atrito é maior quanto mais o terreno tiver rugosidades, um asfalto é bem mais liso do que o paralelepípedo então este último trava mais o movimento. Estão envolvidas na força de atrito: o coeficiente de atrito da superfície e a massa do corpo

02. Vamos calcular a força de atrito para o solo seco:

Fat = m\times g\times \mu = 1000 \times 10 \times 0,78 = 7800N = 7,8kN

A força de atrito para o solo molhado é:

Fat = m\times g\times \mu = 1000 \times 10 \times 0,60 = 6000N = 6kN

No dia de chuva, a força de atrito do solo diminui, então é mais difícil parar o movimento do que em dias secos. Perceba que realmente é mais comum acidentes de carro quando as pistas estão molhadas, porque a água tira um pouco o contato dos pneus com as rugosidades do solo e isso diminui a resistência do movimento para frente.

Perguntas interessantes