1- Para Spinoza, a liberdade não é a ausência de causa, mas a necessidade da causa interna, necessidade de ser aquilo que se é. Liberdade é agir adequadamente para a conservação e ampliação de nossa potência de conhecer, existir e agir. Um dos aspectos mais marcantes da Ética de Spinoza é:
a) Oposição entre necessidade e liberdade
b) Relação entre necessidade e liberdade.
c) Ideia de que a liberdade é uma ilusão.
d) Concepção de que somos livres pois podemos fazer escolhas e, portanto, nada nos determina.
2- Para Baruch Spinoza, Deus e o mundo são uma única substância. Entretanto, enquanto Deus é asubstância em si mesma, o mundo é constituído de “parcelas” dessa substância infinita que se expressa em__________________. Complete a frase com a resposta mais correta. *
1 ponto
a) atributos e modos
b) liberdade e necessidade
c) corpo e alma
d) ser e não-ser
e) ato e potência
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- B) Relação entre necessidade e liberdade.
2- A) atributos e modos
Explicação:
Corrigido no Classroom 07/07/2021
Spinoza, filósofo racionalista moderno, afirma que os homens (modos) são livres caso estejam vinculados a Deus e à Natureza (substância). As respostas são: 1-B e 2-A.
1.B. Para Baruch Spinoza, filósofo moderno, a concepção de Natureza, Deus, ou "atributos" leva o homem a conhecer e a desfrutar da sua liberdade, que é um modo de Deus.
Segundo o filósofo holandês, tudo é Deus. Portanto, acredita-se em um panteísmo. Spinoza concebe que Deus é onipresente, imanente e governa tudo, sendo o homem a sua ramificação. Assim, para que haja liberdade, o homem deve agir conforme a Natureza e a Deus, senão ele estaria no estado de servidão.
2.A. A liberdade do homem é necessária e instituída pela Natureza. Logo, não há liberdade sem a existência dos atributos divinos e a liberdade é determinada, moldada e concebida através das vontades de Deus.
Link: brainly.com.br/tarefa/31796880