1) Para que aconteça a passagem da corrente elétrica é necessário ter: a)Fio de cobre b)Intervalo de tempo c)ddp(diferencial de potencial elétrico) 2) A corrente elétrica é formada por dois tipos de sentidos: Identifique cada um. 1.Movimento das cargas negativas /2. Movimento das cargas positivas ( )Sentido Real ( )Sentido Convencional 3)A corrente elétrica fornecida pela Copel é uma corrente elétrica: a)Contínua b)Alternada 4) 1.Corrente elétrica contínua os elétrons movem-se em um único sentido. 2.Corrente elétrica alternada o sentido dos elétrons oscilam em sentidos opostos periodicamente. Associe abaixo: 1.Corrente elétrica Contínua/2.Corrente elétrica Alternada ( )Pilhas e baterias ( )Computadores,lâmpadas ( )Carregador de celular ( )Copel ( )Tomadas de residências ( )Batedeira, liquidificador 5)Determine a quantidade de carga transportada em 3s num condutor percorrido por uma corrente elétrica contínua de 20 A.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) c) ddp (diferencial de potencial elétrico).
2)
Sentido convencional e sentido real.
Sentido real
Elétrons com carga negativa movem-se em direção do potencial positivo
.
Sentido convencional
Elétrons com carga positiva movem-se em direção ao potencial negativo´)
3) b) Alternada
4)
(1 ) Pilhas e baterias
(1) Computadores, lâmpadas
(1 ) Carregador de celular
(2) Copel
(2) Tomadas de residências
(2) Batedeira, liquidificador
5)
ΔQ = 60 C
Explicação:
Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial.
O sentido real da corrente elétrica é aquele no qual os elétrons deslocam-se em direção ao potencial elétrico mais elevado (positivo), uma vez que a sua carga elétrica é negativa. No entanto, por razões puramente arbitrárias, é possível assumir que os elétrons tenham cargas positivas e que eles desloquem-se em direção ao menor potencial elétrico, de modo a facilitar a compreensão e os cálculos relacionados à corrente elétrica.
A corrente cedida por uma rede de distribuição é alternada.
Há dois tipos de corrente elétrica:
* corrente contínua - gerada por pilhas e baterias.
* corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas.
A corrente elétrica contínua é aquela na qual os elétrons são forçados a deslocar-se em sentido único. Isso não significa, entretanto, que todos os elétrons estejam movendo-se ordenadamente, pois na realidade o movimento das cargas elétricas é bastante caótico e lento.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.
A corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como o de um computador. Tal corrente não serve, porém, para transportar energia entre uma usina e uma cidade. A corrente elétrica contínua é aquela na qual os elétrons são forçados a deslocar-se em sentido único.
Pilha acendendo uma lâmpada. Essa corrente da pilha é uma corrente contínua (CC), que também é encontrada em baterias, como também disponibilizada através de placas fotovoltaicas que captam a energia radiante do sol e liberam em corrente CC.
5)
ΔQ = variação da quantidade de carga = ?
Δt = variação da quantidade de tempo =3 s
i = intensidade da corrente elétrica contínua = 20 A.
i = ΔQ/ΔQ
20 = ΔQ/3
20.3 = ΔQ
60 C = ΔQ