1. Para praticarmos a Ginástica Rítmica é necessário inicialmente a realização de
alongamentos para preparar o corpo e evitar lesões. Quais alongamentos podemos
realizar? Descreva dê exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Alongamento dinâmico ou balístico
- Alongamento estático
- Facilitação neuromuscular proprioceptiva
- Alongamento específico
- Alongamento passivo
Explicação:
Alongamento dinâmico ou balístico
"Esse tipo de alongamento é indicado, principalmente, para casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho esportivo". Fazer alongamentos dinâmicos - como a elevação dos joelhos, o agachamento e rotação de braços e tronco é sempre positivo, porque aumenta a mobilidade das articulações e a amplitude do movimento.
Alongamento estático
Esse é o tipo mais comum de alongamento, feito quando os músculos são esticados e você permanece numa posição estática, o tempo ideal de alongamento em cada posição pode variar entre 20 e 30 segundos. Permanências superiores são desnecessárias para a realização da prática esportiva.
Facilitação neuromuscular proprioceptiva
Ao utilizar essa técnica, realiza-se o alongamento de uma maneira passiva, ou seja, com o auxílio de outra pessoa, que vai segurar o membro alongado por 30 segundos em determinada posição. Após este período, o praticante realiza uma força contra o ajudante, que sustenta o membro do praticante no ângulo inicial. O estímulo é seguido por um período de relaxamento, em que o ajudante empurra ainda mais a perna do praticante com o intuito de aumentar a amplitude do alongamento.
Alongamento específico
Mesmo que seja feito outro tipo de alongamento, deve-se, posteriormente, ser feito um alongamento específico para o tipo de atividade que será realizada. "Dê preferência aos alongamentos com movimentos semelhantes aos do esporte que será realizado, isso minimiza o risco de lesões musculares e articulares."
Alongamento passivo
Esse tipo de alongamento é feito com ajuda de algum aparelho, como uma faixa elástica ou até mesmo uma bola suíça, ou com ajuda de alguém. Nesse caso, o controle do movimento pode ser passado para outra pessoa - e por isso é importante ter noção do seu limite e interromper o alongamento se sentir dores excessivas.