Ed. Moral, perguntado por lucianogoularte, 1 ano atrás

1)
Para Platão, a virtude é uma atividade da alma e consiste em hábitos que nascem dos costumes que são regulados pela lei. Nessa dimensão e interpretando a história de Platão sobre o Mito da Caverna, assinale a alternativa que apresenta o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele pretende libertar os outros prisioneiros.

Alternativas:

a)
Para Platão o instrumento que liberta os homens da caverna é a verdade.

b)
Para o filósofo Platão somente a realidade será capaz de libertar os grilhoes que prendem eternamente o homem a caverna.

c)
Para Platão o instrumento utilizado para libertar o prisioneiro rebelde e seus companheiros é a filosofia.

Alternativa assinalada
d)
O Filósofo Platão diz que somente a coragem é capaz de libertar os homens da escuridão.

2)
Do ponto de vista da história sobre o Mito da Caverna para Platão, analise as proposições abaixo relacionadas.

I- Na história sobre o mito da caverna, o filósofo Platão (428-347 a.C.) imaginou uma caverna onde os homens estariam lá acorrentados, desde sua infância, de tal forma que não conseguem enxergar a realidade, mas somente sombras das coisas que passam as suas costas.

II- Para o filósofo Platão, os seres humanos agem de acordo com as regras impostas por outros e que lhe são colocadas e ele obedece para ser recompensado e quando desobedece é com certeza castigado. O filósofo considera que este comportamento moral é infantil e imaturo, pois, é regulamentado pelo meio social. A esse tipo de comportamento Platão conceitua como Heteronomia.

III- Do ponto de vista platônico, o ser humano vai amadurecendo na medida em que vai adquirindo autonomia, isto é, quando alcança o exercício racional e uma postura crítica diante das regras impostas pelo social.

Assinale a alternativa correta

Alternativas:

a)
A alternativa I está correta e a alternativa II incorreta

b)
A alternativa II está correta e a alternativa I e II incorreta

c)
A alternativa III é incorreta e a alternativa I correta

d)
As alternativas I, II e III estão corretas.

Alternativa assinalada
3)
Leia atentamente as asserções:

A ética e a Política de Aristóteles consistem em harmonizar nossas virtudes, ou seja, a virtude (aretê em grego e virtus em latim) é "energia e função da alma". Ela decorre das vontades biológicas e irracionais para todos os seres e somente para os homens o intelecto.

Portanto,

A medida justa para Aristóteles é a inteligência que nos torna verdadeiramente felizes, pois é ela que nos diferencia de todos os outros animais e nos livra dos vícios.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A asserção I está incorreta e a asserção II está correta.

b)
A asserção I e II estão corretas, sendo que a asserção II justifica a primeira.

Alternativa assinalada
c)
A asserção II está correta e desprende-se da asserção I.

d)
A asserção I está correta e a asserção II incorreta.

4)
Agostinho de Hipona em seu livro das Confissões, reconhece a importância de Platão e de Aristóteles na formulação de seu pensamento em busca da verdade e da felicidade. Para Agostinho a verdade é um encontro, um mergulho da alma na fonte da vida em busca de uma medida justa. Coloque V(verdadeiro) F(falso) nas asserções abaixo enunciadas:

( ) Agostinho de Hipona é uma importante referência da filosofia cristã, isto é, fundamentada racionalmente na fé cristã.

( ) Agostinho buscou colocar a vontade como uma diretriz da inteligência, a fim de orientar a razão na busca da Verdade.

( ) Agostinho elaborou uma teologia cristã de bases platônicas e neo-platônicas, conciliando o pensamento teológico grego com aspectos jurídicos, políticos e sociais.

( ) Para Agostinho todo cristão está a caminho da felicidade eterna e por enquanto, vive um tempo onde é necessário tomar decisões e atitudes. Portanto, entende qua a salvação é uma atitude individual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta.

Alternativas:

a)
V-V-V-V

Alternativa assinalada
b)
F-F-F-F

c)
V-F-V-F

d)
F-V-F-V

5)
Ao usarmos conceitos como bem, mal, virtude, liberdade, dever, felicidade, justiça, estamos nos remetendo a uma reflexão teórica e a conteúdos morais, que estão presentes em nossa vida cotidiana. Dessa forma, para Aristóteles a ética só é possível na medida em que a estrutura, as causas e os princípios morais forem buscados e apresentados pela razão prática (phrónesis). Assinale a alternativa que complementa o enunciado

Alternativas:

a)
Na ética aristotélica a justiça tem o carater de direito e está no plano coletivo da comunidade social.

b)
Para Aristóteles existe uma instância normativa nas experiencias da vida prática que através dos juízos de alguns poucos homens, dos quais são extraídos os critérios do meio-termo e da medida justa.

Alternativa assinalada
c)Para Aristóteles liberdade e intelectualidade coisistem como categorias de formação de uma ética justa.
d)Aristóteles identifica a justa razão como sendo a medida de todos os preceitos legais da ética abstrata.

Soluções para a tarefa

Respondido por rubiaccae
2
O Filósofo Platão diz que somente a coragem é capaz de libertar os homens da escuridão
Perguntas interessantes