1.Para os povos antigos, o mito era um componente importante da cultura, permeando todos os segmentos sociais e suas instituições. Sobre o mito e a mitologia, analise as afirmativas a seguir:
I - Para os gregos da Antiguidade, as divindades eram personificações de elementos da natureza, das virtudes e dos defeitos da humanidade. Os deuses gregos, habitantes do monte Olimpo, eram imortais, embora tivessem comportamentos semelhantes aos dos homens: às vezes benevolentes, mas também agiam por inveja ou vingança.
II - Atena é a deusa grega da sabedoria e da justiça, entre outras virtudes que lhe eram atribuídas. A coruja, sua ave predileta, com frequência a acompanha nas representações que os artistas dão à sua imagem. Mais conhecida como coruja de Minerva – nome latino da deusa Atena –, tornou-se símbolo da filosofia, por ser Atena a deusa da razão.
III - O mito é a forma mais remota de crença, por meio da qual os povos se relacionam com o sobrenatural. De modo geral, o mito está impregnado do desejo humano de afugentar a insegurança, os temores e a angústia diante do desconhecido, do perigo e da morte. Para tanto, os relatos míticos se sustentam pela crença em forças superiores, cuja existência não precisa ser comprovada. São elas que protegem ou ameaçam, recompensam ou castigam.
IV - Do grego mythos, significa “palavra expressa”, “narrativa”. A consciência mítica é predominante em culturas de tradição oral, que transmitem o conhecimento verbalmente.
V - Examinando racionalmente os mitos, podemos concluir que não passam de lendas, histórias fantasiosas, portanto inverossímeis.
A) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
B) Apenas II, III e V estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Apenas III, IV e V estão corretas.
E) Apenas I, II e IV estão corretas.
2.Sobre a mitologia grega, analise as afirmativas abaixo:
I - A religião dos gregos era politeísta e os deuses eram imortais, embora apresentassem características humanas.
II - Os mitos eram recitados de memória em praça pública pelos aedos e rapsodos, cantores ambulantes e poetas, como Homero e Hesíodo.
III - Na vida dos gregos, as epopeias desempenhavam um papel pedagógico significativo. Narravam episódios da história grega e transmitiam os valores culturais mediante o relato das realizações dos deuses e dos antepassados.
IV - Na sua obra Ilíada, Hesíodo relatou as origens do mundo e dos deuses, em que as forças emergentes da natureza vão se transformando nas próprias divindades.
V - Em Teogonia, Homero narra o retorno de Ulisses ou Odisseu à sua terra natal, Ítaca. Essa viagem foi repleta de peripécias, por isso costumamos dizer que uma aventura mirabolante é uma odisseia.
A) Apenas II, III e IV estão corretas.
B) Apenas III, IV e V estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Apenas I, II e V estão corretas.
E) Todas estão corretas.
3.Sobre a origem da filosofia, analise as afirmativas abaixo:
I - O pensamento filosófico surgiu na Grécia, no século VI a.C., mais propriamente nas colônias gregas, com os primeiros pensadores: Tales de Mileto, Pitágoras de Samos e Heráclito de Éfeso.
II - Os primeiros filósofos gregos, mesmo quando sofriam influências religiosas, problematizavam a realidade: buscavam explicitar o princípio constituinte das coisas. Questionavam, por exemplo: qual é o ser de todas as coisas? Quando as coisas mudam, existe algo que permanece idêntico? O que é o movimento? Que tipos de mudança existem? As respostas dadas a essas questões sustentavam-se pela razão (logos). O logos integra toda teoria que precisa ser fundamentada com argumentos.
III - A passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico é considerado por todos os historiadores como um verdadeiro “milagre grego”, destacando o caráter repentino e único desse processo. Nesse sentido, pode-se afirmar que o nascimento da filosofia na Grécia foi fruto de um salto realizado por um povo privilegiado.
IV – A redescoberta da escrita, o desenvolvimento do comércio marítimo juntamente com o uso da moeda, a lei escrita, a participação do cidadão na pólis tendo como fundamentos os princípios da isonomia e da isegoria, e, a consolidação da democracia são alguns dos fatores que contribuíram para a lenta passagem do mito para a reflexão filosófica.
V – Assembleia em grego se diz ágora; é o local de reunião para decidir assuntos do interesse de todos os cidadãos. E na democracia direta ateniense todos podiam frequentar e participar da ágora, inclusive as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
A) Apenas I, II e IV estão corretas.
B) Apenas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Todas estão corretas.
E) Apenas III, IV e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
número 1 - A
número 2 - E
número 3 - Não sei
1- A finalidade dos mitos era explicar dogmaticamente a origem do mundo. Letra A
2- Os Gregos eram politeístas. Letra E
3- A origem da filosofia aconteceu na Grécia com o rompimento com o pensamento mitológico. Letra A
Mitologia e filosofia
A principal diferença entre a mitologia e a filosofia é que a mitologia usava o pensamento dogmático e religioso, enquanto que a filosofia usava o pensamento racional para explicar como o mundo veio a existir.
1- Para os Gregos a existência dos deuses eram divinizações dos elementos naturais, onde eles transformavam elementos da natureza em deuses. Como a fúria dos mares em Poseidon, raios em Zeus, etc.
2- Os Gregos no inicio de tudo eram politeístas, por isso além de crer em diversos deuses acreditavam também que os deuses tinham características humanas.
3- O pensamento filosófico era um pensamento racional e crítico, onde explicava a origem do mundo por meio da razão. Enquanto que o pensamento mitológico era um pensamento dogmático e religioso.
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