Informática, perguntado por hatosnovais, 11 meses atrás

1)
Para o procedimento de uma execução dessa "avaliação" são relacionados os seguintes passos (PRATES E BARBOSA, 2003):

I. O projetista não precisa apresentar uma proposta dedesign;

II. Os avaliadores constroem histórias sobre a interação de um usuário com a interface, com base nos cenários de tarefas selecionados;

III.Os avaliadores simulam a execução da tarefa, efetuando uma série de perguntas sobre cada passo;

IV. Os avaliadores anotam pontos-chave, sobre os quais o usuário.

Com relação ao Percurso Cognitivo, assinale a alternativa correta, respectivamente:

Alternativas:

a)
Errado, certo, certo, errado

b)
Errado, errado, certo, certo

c)
Errado, certo, errado, certo

d)
Errado, certo, certo, certo

e)
Certo, certo, certo, errado

2)
As "inspeções ergonômicas" via check lists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface. Essas listas são usadas pelos avaliadores como roteiro de princípios básicos, desejáveis em uma interface, para identificar problemas, reduzir a subjetividade e custos. Como em uma lista já estão presentes conhecimentos ergonômicos, não se faz necessária a aplicação destes questionários por especialistas em usabilidade e ergonomia. A ferramenta ErgoList relaciona uma lista de check lists, técnica de avaliação rápida, que se destina a apoiar a inspeção da interface e descobrir seus defeitos ergonômicos mais explícitos. Essa lista contém os seguintes itens (LABIUTIL, 2006):

I. Agrupamento por formato: verifique se a distribuição espacial dos itens traduz as relações entre as informações;

II. Agrupamento por localização: verifique os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças;

III. Experiência do usuário: avalie se usuários com diferentes níveis de experiência têm iguais possibilidades de obter sucesso em seus objetivos;

IV. Proteção contra erros: verifique se o sistema oferece as oportunidades para o usuário prevenir eventuais erros;

Com relação a Inspeções Ergonômicas via Checklists, assinale a alternativa correta, respectivamente:

Alternativas:

a)
Certo, Certo, Errado, Errado

b)
Errado, Errado, Certo, Certo

c)
Certo, Errado, Certo, Certo

d)
Certo, Errado, Errado, Errado

e)
Errado, Certo, Errado, Certo

3)
As avaliações analíticas são geralmente empregadas nas primeiras etapas da concepção de interfaces humano-computador, permitindo verificar questões como a consistência, a carga de trabalho e o controle do usuário sobre o diálogo proposto (CYBIS, 2003).

Prates e Barbosa (2003 apud Mack & Nielsen, 1994), ensinam que os métodos de avaliação analíticos estão relacionados à inspeção de aspectos de uma interface de usuário com base na usabilidade, e esclarecem sobre seus principais objetivos que são:

I. Identificar problemas de usabilidade: identificar, classificar e contar o número de problemas de usabilidade encontrados durante a inspeção;

II. Selecionar os problemas quem devem ser corrigidos: após identificar os problemas, a equipe de projeto deve reprojetar a interface para corrigir o maior número possível de problemas. Os problemas a serem corrigidos são priorizados de acordo com a gravidade do problema e o custo associado à correção.

III. As avaliações analíticas dispensam a participação direta de usuários nas avaliações e inspeções, que se baseiam em verificações e inspeções de versões intermediárias ou acabadas de softwares interativos, feitos pelos projetistas ou por especialistas em usabilidade.

Analise as alternativas acima e assinale a opção correta, considerando respectivamente C-certo e E-errado.

Alternativas:

a)
Certo, Certo, Certo

b)
Certo, Errado, Certo

c)
Certo, Errado, Errado

d)
Errado, Certo, Errado

e)
Errado, Errado, Errado

Soluções para a tarefa

Respondido por DuVer
2

QUESTÃO 1

Resposta:

D) - Errado, Certo, Certo, Certo

Explicação:

Pag. 44 - Livro de IHC - 2.1.1.3 Percurso cognitivo.

• Proposta de design em papel ou protótipo ilustrando cada passo e indicando o estado da interface antes e depois de cada passo.

• O projetista apresenta uma proposta de design.

• Os avaliadores constroem histórias sobre a interação de um usuário com a interface, com base nos cenários de tarefas selecionados.

• Os avaliadores anotam pontos‑chave, sobre os quais o usuário:  Precisa saber antes de realizar a tarefa.

QUESTÃO 2

Resposta:

B) - Errado, Errado, Certo, Certo

Explicação:

Essa lista contém os seguintes itens  (LABIUTIL, 2006):

a) Presteza: verifique se o sistema informa e conduz o usuário durante a interação;

b) Agrupamento por localização: verifique se a distribuição espacial dos itens traduz  as relações entre as informações;

c) Agrupamento por formato: verifique os formatos dos itens como meio de  transmitir associações e diferenças;

d) Feedback: avalie a qualidade do feedback imediato às ações do usuário;

e) Legibilidade: verifique a legibilidade das informações apresentadas nas telas do  sistema;

f) Concisão: verifique o tamanho dos códigos e termos apresentados e introduzidos  no sistema;  

g) Ações mínimas: verifique a extensão dos diálogos estabelecidos para a realização  dos objetivos do usuário;

h) Densidade informacional: avalie a densidade informacional das telas apresentadas  pelo sistema;

i) Ações explícitas: verifique se é o usuário quem comanda explicitamente as ações  do sistema;

j) Controle do usuário: avalie as possibilidades do usuário controlar o encadeamento  e a realização das ações;

k) Flexibilidade: verifique se o sistema permite personalizar as apresentações e os  diálogos;

l) Experiência do usuário: avalie se usuários com diferentes níveis de experiência  têm iguais possibilidades de obter sucesso em seus objetivos;

m) Proteção contra erros: verifique se o sistema oferece as oportunidades para o  usuário prevenir eventuais erros;

n) Mensagens de erro: avalie a qualidade das mensagens de erro enviadas aos  usuários em dificuldades;

o) Correção de erros: verifique as facilidades oferecidas para que o usuário possa  corrigir os erros cometidos;

p) Consistência: avalie se é mantida uma coerência no projeto de códigos, telas e  diálogos com o usuário;

q) Significados: avalie se os códigos e denominações são claros e significativos para  os usuários do sistema;

r) Compatibilidade: verifique a compatibilidade do sistema com as expectativas e  necessidades do usuário em sua tarefa.

QUESTÃO 3

Resposta:

A) - Certo, Certo, Certo

Explicação:

Para essa não preciso explicar, pois como as 3 asserções, são corretas, a justificativa da resposta se dá por elas.

Respondido por Agricultor20
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Adg4 - Interface e Usabilidade

1) C A inspeção é baseada em documentos de referência, aplicada por especialistas, e a avaliação com usuários é aplicada por especialistas com a participação de usuários.

2) B Alinhamento de objetivos entre a equipe de avaliação.

3) D Inspeção de guidelines (linhas guias).

4) B Inspeção, Observação do usuário

CORRIGIDO PELO AVA.

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