1)
Para o pensamento de Pitágoras (570 - 496 a.C.), analise as afirmativas a seguir em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) Pitágoras buscou a origem do universo, a phýsis. Para ele, essa origem consistia nos números e, por meio da harmonia e de um sistema organizado, podia explicar o mundo, em meio aos seus contrastes.
( ) Pitágoras criou o método de analisar a sociedade em classes. Para ele deveríamos utilizar a dialética materialista das coisas para entender a história humana em seu ponto de vista numérico e material.
( ) A Natureza possuía uma ordem numérica. Para Pitágoras, os números, enquanto partes, saíam do Um-Todo com uma sequência ordenada. Porém, essa ordem não era apenas quantitativa, mas também harmônica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F.
b)
F – F – V.
c)
V – V – V.
d)
V – F – V.
e)
F – F – F.
2)
"Antes do surgimento da filosofia, havia um amparo para as dúvidas nas divindades e na fantasia, o que justifica uma apropriação das respostas encontradas nos poemas da Ilíada e da Odisseia, escritos por Homero, como uma forma de "alimento espiritual". (CARDOSO, Danielle Regina do Amaral. Filosofia da Educação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 10)
Sobre o contexto levantado e os aspectos históricos gregos, analise as afirmativas a seguir:
I - De certa forma, Homero já indicava uma preocupação com a origem das coisas, mesmo que relacionadas aos aspectos míticos – para ele tudo podia ser explicado por intervenção das divindades –, daí o estímulo avançado sobre a gênese do conhecimento ainda não presente em outras civilizações.
II - Podemos dizer que Homero, Hesíodo e outros poetas da época contribuíram muito com o processo educacional e a formação do homem grego, principalmente no aspecto espiritual.
III - O contexto social, político e religioso da Grécia contribuiu para o desvelamento do pensamento filosófico, levando em consideração ainda a liberdade que os gregos possuíam por não estarem atados a grandes dogmas da igreja e às castas sacerdotais.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- D) V-F-V
2- E) I, II e III
3- A) V-V-F
4- B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
CORRIGIDO PELO AVA
1) A sequência correta está em: V-F-V
Pitágoras partia da noção numérica para o pensamento filosófico. Assim, o alcance da realidade se dá através do pensamento, porém, para que o mesmo possa ser compreendido, ele através dos números cultivavam as experiências em busca da razão.
Um fato interessante é que para Pitágoras, a matemática, ou melhor, os números, eram um fundamento ligado diretamente a razão assim como a filosofia, hoje, com o desenvolvimento das ciências e a separação dos campos, a matemática se tornou uma ciência própria, porém, em sua essência partia de um pressuposto filosófico.
2) I, II e III estão corretas.
No período da filosofia antiga, as escolas da filosofia antiga eram divididas em duas, sendo:
A escola itálica, com destaque para Parmênides e Górgias;
A escola Jônica a qual pertencia Tales de Mileto, basicamente o pai da filosofia.
Teoria de Tales de Mileto:
Tales definia que "Tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.