1)
Para o marxista italiano, Antonio Gramsci, o cimento do bloco histórico é a hegemonia, cuja concepção supera o entendimento da hegemonia enquanto mera aliança de classes (conforme pensara Lênin), ou como simples subordinação de uma classe em relação à outra: hegemonia seria a capacidade de direção política e cultural, ou seja, a de construir uma visão de mundo a ser incorporada pelas demais classes.
Na perspectiva das ideias apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Gramsci sugere que a classe trabalhadora também tivesse seus intelectuais no intuito de alcançar uma hegemonia e a dominação de outros grupos sociais.
PORQUE
II. O conceito de hegemonia em Gramsci indica que a dominação exercida pela classe burguesa no mundo capitalista não se dá apenas pela força, mas também ideologicamente através da cultura de uma sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
2)
A obra de Antonio Gramsci apresenta uma densa análise sobre o modo como as desigualdades sociais operam na sociedade capitalista. Nessa perspectiva, observe a imagem a seguir.
1
Fonte: QUINO. Toda Mafalda. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2002. p. 139.
Considerando o pensamento de Gramsci, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de hegemonia.
Alternativas:
a)
A capacidade que uma classe social tem de dirigir e criar consensos que estejam de acordo com a sua visão de mundo.
Alternativa assinalada
b)
Qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela conduta do outro.
c)
O modo de agir e pensar que exerce sobre os indivíduos uma coerção exterior.
d)
A posição que o indivíduo ocupa nas relações sociais de produção.
e)
Uma visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
3)
Ao refletir sobre o papel da educação na luta de classes, Gramsci discorre sobre dois tipos de escolas: a Escola Tecnicista e a Escola Única.
Considerando o pensamento do autor, associe as escolas, apresentadas na Coluna I, com as características, relacionadas na Coluna II.
COLUNA I
COLUNA II
I. Escola Única
II. Escola Tecnicista
1. Democrática
2. Educação crítica
3. Educação Acrítica
4. Educação Mecânica
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Alternativas:
a)
I -1 e 3; II - 2 e 4.
b)
I - 3 e 4; II - 1 e 2.
c)
I - 1 e 2; II - 3 e 4.
d)
I -1, 2 e 4; II - 3.
e)
I - 2 e 4; II - 1 e 3.
4)
O exercício foucaultiano, foi escavar as nuances históricas, sociais, políticas, econômicas, culturais e ideológicas que estavam sobrepostas nos discursos vinculados ao corpo e a subjetividade humana em sua obra História da Loucura na idade clássica (1961). Essa é a sua metodologia arqueológica para a reconstrução de um determinado saber.
Sobre a obra História de Loucura na Idade Clássica, analise as asserções e seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na referida obra, ele esteve atento aos aspectos da história, religião, política e medicina, por exemplo, para compor o saber a respeito da loucura e do indivíduo identificado como louco. Essa sua inquietação com a questão do sujeito objetivado nos campos do saber, fez com que ele passasse a estabelecer novas relações de análise que desembocaram na reconstrução do processo que levou, historicamente, a uma classificação científica das identidades sociais em pares opostos a que podemos tratar por normal/anormal, saudável/doente, lúcido/louco, instruído/ignorante.
PORQUE
II. Foucault não reconhecia a existência dessas identidades sociais antes mesmo da consolidação da ciência moderna, evitando complexificar o debate acerca dessas formas de identificação-objetivação.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa assinalada
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
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essas respostas estão certas; As resposta corretas são: 1)D, 2)A, 3)C, 4)C
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