1. “Para o levantamento da bibliografia, foram selecionados artigos publicados em periódicos nacionais, a partir de 1990. A busca pelos textos foi realizada de forma predominantemente manual e na base de dados Scielo, a partir das seguintes palavras-chave: mulher, câncer de mama, sentimentos, mastectomia, cuidado. Foi feita uma leitura exploratória, verificando se existiam ou não informações a respeito do tema proposto e de acordo com os objetivos do estudo. Nessa leitura, foram selecionados 23 artigos. Logo após, foi realizada uma leitura seletiva, a partir da qual foi determinado o material que seria utilizado na pesquisa. Nessa fase, foram selecionados 17 dos 23 artigos que abordavam o tema da pesquisa. Dos artigos selecionados, foi realizada uma leitura crítica, com a necessária imparcialidade e objetividade, buscando respostas aos objetivos da pesquisa e, em seguida, uma leitura interpretativa, na qual foram relacionadas as informações e ideias dos autores com os problemas para os quais se buscavam soluções. Após a realização das leituras, foi elaborado um texto de análise dos dados.”
Modificado a partir de: PEREIRA, S. G. Vivências de cuidados da mulher mastectomizada. Rev Bras Enferm, v. 59, n. 6, p. 791-5, 2006.
Com relação aos diferentes tipos de leituras comumente utilizados em pesquisas bibliográficas, é correto afirmar:
Por se constituir na primeira leitura do material, para realizar a leitura exploratória, o pesquisador não precisa ter qualquer conhecimento sobre o tema ou domínio da terminologia.
A leitura seletiva, pode ser feita rapidamente, pois seu objetivo é tão somente localizar, nas bases de dados, o material que pode apresentar informações a respeito do tema da pesquisa.
O objetivo da leitura crítica é o de encontrar possíveis falhas de informação no material coletado, descartando-o, para que os resultados da pesquisa não sejam comprometidos.
O momento da leitura interpretativa é o mais complexo, pois, o pesquisador deve relacionar as ideias expressas no material selecionado com o problema para o qual se busca resposta.
Apenas durante a realização das leituras seletiva, crítica e interpretativa deve-se levar em conta os objetivos estabelecidos para a pesquisa.
Soluções para a tarefa
A alternativa que fala: "O momento da leitura interpretativa é o mais complexo, pois, o pesquisador deve relacionar as ideias expressas no material selecionado com o problema para o qual se busca resposta." é a correta.
A leitura interpretativa é a mais complexa, pois é onde o pesquisador deve buscar criar vinculo entre o que ele está lendo e o objetivo da sua pesquisa, independentemente do que esteja pesquisa.
A leitura critica visa julgar a obra e não buscar falhas, todas as formas de leitura devem levar em conta os objetivos da pesquisa.
A leitura seletiva tem objetivo de selecionar material necessário, mas também de familiarizar o pesquisador com o tema.
Espero ter ajudado!
Resposta:
O momento da leitura interpretativa é o mais complexo, pois, o pesquisador deve relacionar as ideias expressas no material selecionado com o problema para o qual se busca resposta.
Explicação: