1)Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: "Filho de peixe, peixinho é".
O que significa a frase para você?
a) Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são iguais aos pais?
b) O fato do "filho" de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.
c) Qual é o seu conceito de hereditariedade?
Soluções para a tarefa
Significa que há uma grande semelhança entre os indivíduos, o que é quase impossível se negar o parentesco.
a) Muitos herdam costumes, manias, personalidade etc pela convivência e/ou criação. Não, pode até haver semelhança devido a criação, mas ninguém é igual, nem mesmo pais e filhos.
b) Hereditariedade, o ditado traz uma discussão relacionada a descendência muitas vezes deixada pelos pais aos filhos por meio da personalidade/forma de agir.
c) É uma característica que representa a condição semelhante através da genética ascendente/descendente.
Espero ter ajudado. Bons estudos :3
Resposta:
Filho de peixe peixinho é: Significa que tudo o que o pai faz o filho faz igual, a mesma coisa é se um jogador famoso tem um filho que joga bola e joga bem, podendo ser também com a aparência, entao, é citado essa frase.
a) Nem todos os filhos são iguais. Na verdade é só um ditado popular que quando acontece isso de um filho ser ou quer e ser igual ao pai é falado. Mas hoje a realidade de muitos é diferente.
b) A genética....tem muitos filhos que parecem com os seus Pais, tanto na aparência quanto nas habilidades.
c) A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético (molécula de ácido desoxirribonucleico), orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.
Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, fusionado durante a fecundação.