1. Para Heidegger todo o ser humano filósofa ou pode filosofar? Você concorda ou discorda? Justifique.
2. Após ter lido fragmentos de Heidegger, o que é filosofar?
3. A centelha do filosofar para Heidegger é comum a todos. Justifique esta afirmação. 4.Como vivemos em sociedade, sobre o que refletimos?
5.O que apontou Aristóteles sobre a centelha humana?
6.O homem pode ou não pode se aprofundar na reflexão filosófica?
7.No fragmento Defesa de Sócrates, qual é a ideia central?
8.Socrates transformou a estranheza em problema, para Sócrates o que era ser sábio?
9.A filosofia requer atitude crítica, uma investigação racional? Justifique sua resposta.
10. O que é atitude reflexiva?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- é pessoal vc tem que falar se concorda ou não e justificar isso.
2- O pensar e investigar filosófico necessariamente se manifesta na realidade dos indivíduos e da sociedade.
3- Sim, Segundo ele já estamos na filosofia e que ser homem já é filosofar.
4- Refletimos sobre o que é justo ou injusto, o que é certo ou errado, sobre nossos deveres e nossas obrigações nas relações interpessoais de uma comunidade.
5- A presença em nós da centelha da filosofia talvez explique em parte a disposição humana para ir além da satisfação das atividades vitais de nutrição e crescimento, como apontou Aristóteles. Nas mais diversas situações, buscamos refletir sobre nossa condição, sobre a família, nossa profissão, se somos felizes ou caminhamos para a felicidade.
6- Há “diversas possibilidades, múltiplos níveis e graus de lucidez.” Em outras palavras, o homem pode ou não se aprofundar na reflexão filosófica. No dia a dia, entre uma e outra tarefa escolar, entre as ocupações da nossa vida e entre as inúmeras ações e atividades cotidianas, pouco tempo sobra para uma reflexão mais detida sobre determinado conceito, noção ou problema. É como se a possiblidade da reflexão filosófica estivesse adormecida dentro de nós ou estivesse perdida entre as outras atividades racionais e não fosse conhecida como algo essencial ao ser humano.
7- Acredito que seja a tentativa dele de provar que ninguém é sábio, nem mesmo os que se dizem sábios como os filósofos.
8- não encontrei...
9- . A filosofia requer, em primeiro lugar, essa atitude crítica: por um lado, não aceitar nada (afirmações, ideias, teses, teorias) sem uma investigação racional; por outro, investigar detalhadamente o que as coisas são, por que são assim e se podem ser diferentes.
10- Para o rigor da investigação, o pensamento filosófico deve ser reflexivo, isto é, tem de voltar- se para si mesmo. Reflexão origina-se da palavra flexão, que significa “curvar ou dobrar”. Pensamento reflexivo, então, é aquele que se dobra sobre si mesmo, isto é, pensa-se a si próprio. Refletir é pensar de maneira rigorosa sobre o próprio pensamento. Quer dizer, o pensamento investiga a si mesmo, avaliando se as ideias estão claras, se as conexões estão bem-feitas, se as conclusões são válidas.
Explicação:
Respostas tiradas do livro de filosofia
Espero ter ajudado :)