1)
Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro, logo, estudar sobre ele "não é [para] descrever como se estruturava o conhecimento escolar no passado, mas, antes, compreender como é que uma determinada construção social foi trazida até o presente influenciando as nossas práticas e concepções do ensino".
Para isso, se faz necessário também conhecer as características das teorias curriculares. São elas:
1: Teorias não críticas ou teorias tradicionais: elas levam em consideração a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, multiculturalismo e o sujeito.
2: Teorias críticas: Compreendem o currículo como neutro, científico e objetivo.
3: Teorias pós-críticas: Tiveram como escopo subverter a ordem e a lógica da organização curricular proposta pela vertente tradicional.
Analise as definições apresentadas e indique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma delas.
Alternativas:
a)
V – V – F
b)
F – V – V
c)
F – F – F
d)
V – F – V
e)
V – V - V
2)
O currículo não é uma mera seleção de conhecimentos ou conteúdos que deverão ser ensinados. Enquanto dimensão da cultura, o currículo exige reflexão e planejamento sobre: a quem ensinar, o que ensinar, como ensinar e como avaliar, demandando a atenção do professor para tais aspectos.
Sobre a sua construção, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
É sempre criado de maneira linear e consensual, sem momentos de contradições.
b)
Está sempre em movimento, porque é elaborado para atender a um determinado momento da humanidade.
c)
Não contempla valores culturais e nem diferentes vertentes ideológicas, porque se consolida da mesma forma nas diferentes comunidades.
d)
A seleção dos saberes acontece para que, na sociedade se tenha igualdade entre as pessoas.
e)
Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.
3)
Leia a afirmativa de Sacristán (1999, p. 205) e assinale a alternativa cujas palavras darão sentido ao texto, conforme consta na webaula:
"o protótipo de currículo da modernidade pedagógica tem suas raízes na concepção de _________ ateniense que era elitista, porque a formação era para a classe ____________. Depois incorporou o legado do humanismo renascentista, igualmente minoritário, destruído mais tarde pela orientação realista, própria do desenvolvimento da ciência moderna, iniciada nos séculos XVII e XVIII. [...] Com os ideais da Revolução Francesa e, mais tarde, com os movimentos revolucionários dos séculos XIX e XX, há uma incorporação das dimensões moral e ____________, segundo as quais a educação redime os homens, cultiva-os para o sucesso de uma nova sociedade e forma-os como ______________; por isso, deve estar à disposição de todos e tornar-se universal".
Alternativas:
a)
Paideia – dominante – democrática – cidadãos
b)
Humanidades – popular – autocrática – súditos
c)
Paideia – popular – autocrática – cidadãos
d)
Humanidade – dominante – autocrática – guerreiros
e)
Paideia – operária – democrática - guerreiros
Soluções para a tarefa
1) Para Goodson (1997, p. 10), o currículo não é estático, atemporal e neutro,... as características das teorias curriculares:
1. falso. Teorias não-críticas ou tradicionais tinham enfoque tecnicista e era entendido como um conjunto de disciplinas. Privilegiava o planejamento centrado nos objetivos, nas metas estratégias e na avaliação.
2. Falso. Nas teorias críticas a concepção dos currículos sofrem influência de ideologias, como reprodução cultural e social para permanência no poder de uma classe social definida pelo capitalismo, nas suas relações sociais de produção. Evidenciam a conscientização para emancipação e libertação de um currículo oculto favorecendo a resistência.
3. Falso. As teorias pós-críticas, evidenciam a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade de significação e discurso entre o saber e o poder, como forma de representação e formação cultural. Estão presentes o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade e o multiculturalismo.
Alternativa correta: c) F – F – F.
2) Sobre a sua construção do currículo:
e) Ele se efetiva sempre para a emancipação e criticidade do educando, para que faça intervenções na realidade.
O currículo é colocado como elemento central do processo educativo, sendo o espaço escolar uma referência. O currículo é o lugar onde se cruza a reflexão sobre a prática. A teoria educacional é o processo de ação-reflexão-ação o campo onde se desenvolve o crescimento, a criticidade o trabalho coletivo e a própria identidade do professor.
3) Alternativa: a) Paideia – dominante – democrática – cidadãos
Bons estudos!