1) Para estudar e entender os aspectos demográficos e sociais da população brasileira é necessário conhecer os significados dessas expressões. Dê o significado das expressões:
a)População absoluta
b)População relativa ou densidade demográfica
c)Diferença entre país populoso e país povoado
d)Taxa de Natalidade
e)Taxa de Mortalidade
f)Taxa de Mortalidade Infantil
g)Crescimento natural ou crescimento vegetativo
h)Taxa de fecundidade
i)Pirâmide etária
j)Produto Interno Bruto (PIB
)k)Previdência Social
l)Taxa de analfabetismo
m)Expectativa de vida ou longevidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
a=População Absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizem que é não-populoso ou de pequena população absoluta.
b=Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas. Esse índice é expresso em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).
c=Populoso é o conceito que se refere à população total (absoluta) de um determinado lugar, ou seja, ao número de habitantes. Povoado é o conceito usado para designar a densidade demográfica de um local, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (km2).
d=Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.
e= A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas
f=A taxa de mortalidade infantil no Brasil — medida pelo número de mortes antes de completar um ano de idade — foi de 12,4 a cada mil nascidos vivos no ano passado, abaixo da taxa de 12,8 do ano anterior
g=O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).
h=Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data
i=Pirâmide Etária é um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade.
j=O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.
k= Previdência Social é um seguro social em que o trabalhador participa através de contribuições mensais. O benefício dessa contribuição é garantir ao trabalhador segurado uma renda na hora em que ele não puder mais trabalhar – ou seja, quando ele se aposentar.
i=A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15). Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos
m=Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.