Ed. Moral, perguntado por PabloBorges8449, 10 meses atrás


1- para conhecer melhor sobre a senhora
mae Gilda, faça uma pesquisa sobre a
história de vida dela, Não se esqueça
de investigar o significado da palavra lalorixá e o que ela representa no Candoble

Soluções para a tarefa

Respondido por alicefreitas099
133
“Ela morreu por conta da intolerância religiosa. Seu busto fincado o espaço mágico que é a Lagoa do Abaeté, onde mora Oxum, é a representação de muitas lutas”. – Mãe Jaciara dos Santos.

No último domingo, 25 de novembro, foi o Dia Internacional de Combate a Violência Contra às Mulheres, e em Salvador foi dia de relembrar a luta e história de Mãe Gilda de Ogum, ialorixá mártir do Abassá de Ogum, por meio da celebração de 4 anos de seu busto exposto na Praça da Lagoa do Abaeté.

Filhos do candomblé, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil estiveram na celebração liderada por Mãe Jaciara dos Santos, filha biológica de Mãe Gilda e atual ialorixá do Abassá de Ogum.

“Uma celebração dessa fortalece a história de luta e da memória de mãe Gilda. O busto de minha ialorixá ali, em plena praça da Lagoa do Abaeté, quem passa por lá vai ver texto que fala o que aconteceu com ela. Ela morreu por conta da intolerância religiosa. Então esse busto fincado nesse espaço mágico, a lagoa que mora Oxum é representação de lutas”, disse Mãe Jaciara.

Entenda o Caso de Mãe Gilda
Em 2000, Mãe Gilda infartou após uma série de violências e difamações contra ela e seus filhos de santo. Agressões desencadeadas por uma publicação na primeira página do jornal Folha Universal, da igreja Universal do Reino de Deus, sob a chamada “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes” e uma foto de Mãe Gilda.

Após uma série de lutas na justiça, Mãe Jaciara e a equipe jurídica de KOINONIA conseguiram a vitória. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de Janeiro, é uma homenagem à Iyalorixá. Mas isso não foi suficiente para que a perseguição e o racismo religioso cessasse. Em 2016 o busto erguido em memória de Mãe Gilda, no bairro de Itapuã, foi destruído.

fre38: looks like a ghost
joaovitorsanto46: caramba
juninhogenciano: oiii
juninhogenciano: kk
merysantos22: ありがとう
merysantos22: obrigada
clarinhaferreira4007: obrigada
Respondido por JessicaMeiraSouza
0

Mãe Gilda foi uma importante ativista social, que lutava contra o racismo e o preconceito cultural e religioso, tendo como o Candomblé sua religião de pratica e de coração.

Se envolveu em algumas polêmicas com a igreja Universal do Reino de Deus, que utilizou por volta dos anos 2000 sua imagem para ofender e difamar a religião a qual ela pertencia, causando a religiosa problemas de saúde devido a agressões morais levantadas, que levaram-na a morte.

Como forma de homenagear Mãe Gilda, o Governo do Estado criou o Dia de Luta Contra a Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro.

A baiana foi iniciada no Candamblé e após 7 anos de sua iniciação, recebeu o cargo de ialorixá, ou mãe de santo, como é popularmente conhecido.

Mãe de Santo é uma sacerdotisa, aquela que cuida/gerencia um terreiro, assim como seus membros e é quem se dirige aos orixás.

Espero ter ajudado!

Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29278358

Anexos:
Perguntas interessantes