1. Para Baruch Spinoza, Deus e o mundo são uma única substância. Entretanto, enquanto Deus é a substância em si mesma, o mundo é constituído de “parcelas” dessa substância infinita que se expressa em__________________. Complete a frase com a resposta mais correta. *
1 ponto
a) atributos e modos
b) liberdade e necessidade
c) corpo e alma
d) ser e não-ser
e) ato e potência
2. "Não há na mente nenhuma vontade absoluta ou livre; a mente é determinada para querer isto ou aquilo por uma causa que também é determinada por outra, esta a seu turno por outra e assim por diante, ao infinito." Esta frase de Spinoza revela um importante aspecto de seu pensamento, que é: *
1 ponto
a) a liberdade extrema inerente à volição
b) a necessidade que relaciona todas as coisas
c) a visão de uma realidade desregrada
d) a ideia de que Deus é um ser transcendente
e) a possibilidade do indivíduo ser livre
Soluções para a tarefa
1. Resposta:
a) atributos e modos
Explicação:
Para Baruch Spinoza a liberdade se relaciona a preservação da essência mais pura do individuo.
Nossos sentimentos mais internos, nos colocam na posição de coagidos por alguma força externa. Por isso, a liberdade não exclui da auto determinação.
Já que ele pode fazer o que bem entende no momento em que achar necessário, mas para isso ele precisa se abster dos sentimentos negativos que o prendem.
2. Resposta:
b) a necessidade que relaciona todas as coisas
Explicação:
Para o filósofo, a liberdade se encontra na razão, ou seja, é nesse sentido que o indivíduo faz o que considera de bom para si mesmo.
Por isso, para Espinoza, a perda da liberdade está na crença do livre arbítrio, visto que quando o homem crê nesse ideal, ele ignora suas ações e com isso se torna menos livre em relação as suas ações, podendo prejudicar o meio ao seu redor.