1) Para Aristóteles, ideia de arte (poiesis) como atividade humana, quanto à relação entre ação, agente e finalidade, difere da ideia de:
A) Aisthetiké (estética).
B) Práxis (ação).
C) Mathesis Universalis (ciência geral).
-
2)A Renascença foi o período em que:
A)As chamadas artes mecânicas receberam valorização como atividade técnica e foram separadas das chamadas belas-artes.
B)A estética passa a se constituir como uma das disciplinas filosóficas.
C)A arte perdeu sua aura de obra produzida por gênios.
-
3)Uma das principais características da estética enquanto perspectiva filosófica é a ênfase na dimensão:
A)Racional.
B)Moral.
C)Sensível.
Soluções para a tarefa
As respostas corretas acerca da estética são: 1-B, 2-A e 3-C.
Para Aristóteles, em seu livro "Poiética", a arte (poiesis) se difere da ideia de ação (práxis), pois, segundo o filósofo, poiesis corresponde à concepção estética, do sensível e da beleza. Ela não tem compromisso com a verdade e sua função é despertar as emoções humanas através dos sentidos e da experiência sensual.
O Renascimento, por sua vez, especialmente no cunho artístico, deu voz ao corpóreo, valorizando esculturas, arquiteturas, pinturas e literaturas onde o homem é o protagonista. Assim, o teocentrismo dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade.
Já com relação à estética, ela corresponde à faculdade sensitiva do homem, trazendo à tona suas emoções e seus sentimentos. A arte mexe com a imaginação e com a noção subjetiva do ser humano, uma vez que não possui compromisso com a verdade nem com a ciência ou com a racionalidade.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/11084537