1) para Aristóteles , a atividade virtuosa da alma pertence a uma certa espécie , a quem Aristóteles dirige a essa citação?
2) Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados cistematico de ética ,como Aristóteles define a moral e a ética ?
3)defina os seguintes conceitos: justiça corretiva e justiça distributiva em Aristóteles
4) o que é virtude para Aristóteles?
5)aponte as principais características contidos nas teorias éticas de Aristóteles e Hobbes
Soluções para a tarefa
1. Para Aristóteles, a atividade virtuosa da alma pertence a vida do homem, que tem por princípio a alma racional, é o pensamento. Em Ética a Nicômaco, diz Aristóteles: "felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie". Nenhum outro animal atinge a felicidade a não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade. Portanto, a finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a felicidade.
2. A ética em Aristóteles é a prática das virtudes e tem como objetivo último, garantir ou possibilitar a conquista da felicidade. Partindo das disposições naturais do homem, as disposições particulares de cada um e que constituem o caráter, a moral mostra como essas disposições devem ser modificadas para que se ajustem à razão.
Estas disposições costumam estar afastadas do meio-termo, estado que Aristóteles considera o ideal. Assim, a virtude é o meio-termo e o vício se dá ou na falta ou no excesso.
3) Em Aristóteles, justiça universal relaciona-se à legalidade e a justiça particular tem seu parâmetro na igualdade. Assim, a justiça particular é menos abrangente do que a primeira, pois “tudo que é desigual é ilegal, mas nem tudo que é ilegal é desigual”
Aristóteles continua a sistematização indicando as divisões da justiça particular: a justiça distributiva e a corretiva. Ambas diferenciam-se na medida em que a justiça distributiva “se manifesta nas distribuições das honras, de dinheiro ou das outras coisas que são divididas entre aqueles que têm parte na constituição”, enquanto a justiça corretiva. “desempenha papel corretivo nas transações entre indivíduos”.
4) Virtude para Aristóteles é a justa medida que a razão impõe a sentimentos, ações ou atitudes que sem o controle da razão tenderiam ao excesso.
Divide a virtude em moral e intelectual. As virtudes morais: como coragem, temperança, generosidade, magnificência e magnanimidade e as intelectuais: prudência, sabedoria filosófica, inteligência, ciência e arte. Apesar de serem distintas, ambas as virtudes estão interligadas e são desenvolvidas ao longo da vida.
A virtude intelectual se desenvolve através do aprendizado sendo, portanto, indispensável experiência e tempo, pois pressupõe amadurecimento ao longo do curso da vida. Por sua vez, a virtude do caráter, ou virtude moral, é a que resulta do hábito e está profundamente ligada aos costumes.
5) Podemos destacar ao menos três pontos gerais de convergência:
1) Hobbes concorda com Aristóteles sobre o motor da ação: é o desejo, e não a razão, que induzem aos homens, o movimento e execução da ação.
2) Nos dois autores, uma cadeia de ações segue esta ordem: o desejo faz o fim. O desejo é o ponto de partida da deliberação, ou ponto de partida do movimento que gera uma ação. A razão, portanto, é responsável por determinar os meios para que os homens atinjam os níveis desejados.
3) Para ambos, é o desejo de se relacionar com uma emoção ou paixão que segue uma opinião, ou seja, a imaginação do prazer, o bem ou o benefício que pode avançar. Enquanto o motor da ação, o desejo segue uma emoção ou paixão que, por sua vez, resulta de uma alteração no sujeito que tenha origem numa opinião, imaginação ou juízo.
Bons estudos!