ENEM, perguntado por ferreiraemilli18, 5 meses atrás

1. Para além de sua relevância para a sensibilidade artística e musical maranhense, o Tambor de
Crioula foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2007, por conta de uma série de
dificuldades e demandas não contempladas, captadas pela pesquisa que subsidiou a sua
titulação. Assinale, a partir das alternativas abaixo, quais os entraves diagnosticados e as
respectivas ações realizadas pelo IPHAN no sentido de garantir a sustentabilidade desse bem
cultural:
A progressiva perda dos significados religiosos integrados ao hem: a realização de campanhas de


carolfergam: A crescente substituição dos tambores de madeira por materiais sintéticos (canos de PVC); oficinas de transmissão de conhecimentos sobre as técnicas de escavação; interesse dos grupos em gravar suas toadas e registrar seu estilo musical; aquisição de equipamentos de gravação e construção de estúdio.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabrielbx123
5

Resposta:

A crescente substituição dos tambores de madeira por materiais sintéticos (canos de PVC); oficinas de transmissão de conhecimentos sobre as técnicas de escavação; interesse dos grupos em gravar suas toadas e registrar seu estilo musical; aquisição de equipamentos de gravação e construção de estúdio.

Explicação:

Gabarito


daianewebkoski0: Obrigada ,resposta certa pela Estácio 2022
Respondido por Sabrinabms1
0

Resposta: A crescente substituição dos tambores de madeira por materiais sintéticos (canos de PVC); oficinas de transmissão de conhecimentos sobre as técnicas de escavação; interesse dos grupos em gravar suas toadas e registrar seu estilo musical; aquisição de equipamentos de gravação e construção de estúdio.

Explicação: A pesquisa que resultou no registro do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural do Brasil identificou uma série de pontos fragilizados que demandavam ações de salvaguarda. Como o IPHAN não oferece cachês e outras formas de pagamento aos grupos, as chamadas ações de salvaguarda têm como objetivo garantir a sustentabilidade do bem cultural. Dentre as questões e as demandas dos grupos, destacavam-se duas questões centrais: a substituição dos tambores de madeira por materiais sintéticos (canos de PVC), situação que levaria ao desaparecimento das técnicas e dos conhecimentos ligados à confecção de um tambor; e o interesse dos grupos em gravar suas toadas e registrar seu estilo musical. Para contemplar tal demanda, a Casa do Tambor de Crioula, construída no Centro Histórico de São Luís, equipou-se de dispositivos de gravação e construiu um estúdio para os grupos de Tambor de Crioula.

Perguntas interessantes