1) Para a análise de fragmentos amplificados de DNA, utiliza-se o processo de separação por meio do tamanho e da carga. A técnica consiste na migração dos fragmentos em função da aplicação de um campo elétrico. A princípio, a amostra é aplicada em gel e a corrente elétrica ocasiona a sua migração. Quanto maior a molécula, mais lento é este processo, assim, moléculas de diferentes tamanhos realizam este trajeto de um polo a outro em tempo e velocidades distintos. A distância que o fragmento percorreu é comparada a um padrão e as bandas irão guiar o pesquisador durante a análise. Esse procedimento utilizado na Biologia Molecular é chamado de:
Soluções para a tarefa
A eletroforese em gel se caracteriza na separação de macromoléculas (como DNA, RNA e proteínas) em função do seu tamanho e carga.
No caso deste exercício, a molécula de DNA são carregadas negativamente nos poços do gel, o qual consiste em uma malha porosa, geralmente feita de agarose. Ao ligar a corrente, os fragmentos de DNA "correm" até o polo positivo do gel, formando bandas de DNA.
Os fragmentos maiores são mais lentas e não são capazes de passar pela malha do gel em decorrência do seu tamanho, formando bandas mais próximas do polo negativo do gel.
Já os fragmentos menores "correm" o gel mais rapidamente, chegando mais perto do polo positivo do gel.
Esse procedimento utilizado na Biologia Molecular é chamado de Eletroforese.
A eletroforese é utilizada para separar fragmentos de macromoléculas, incluindo DNA, RNA e proteínas, de acordo com seu peso molecular, carga e tamanho. Assim, há uma corrente elétrica que atrai ou repele as cargas presentes nessas moléculas, fazendo com que os fragmentos migrem.
O caminho que eles percorrem, de um polo ao outro, é percorrido de acordo com o tamanho que esses fragmentos apresentam, de forma que os maiores apresentam tempos maiores e velocidades menores. A distância a ser percorrida, entretanto, é separada em bandas, as quais são utilizadas como parâmetros para a análise.
A eletroforese, também chamada de eletroforese em gel, é assim denominada porque os fragmentos se locomovem em uma malha de gel, a qual permite que o movimento ocorra. Esse procedimento é utilizado para identificar material genético de determinados vírus ou para comparação de materiais genéticos, como em testes de paternidade.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22709122