1- Otatu-bolinha, ou tatuzinho-de-jardim, é um raro exemplo de crustáceo que vive em ambiente
terrestre. Ele pode ser facilmente encontrado sobre pedras e folhas caidas no chão, sobre o solo,
ou em outros ambientes escuros e úmidos.
a) Indique o tipo de sistema respiratório desse animal.
b) Formule uma hipótese para explicar por que o tatu-bolinha precisa viver em ambientes
úmidos, embora possua exoesqueleto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A )Sistema respiratório branquial. As brânquias são protegidas por uma estrutura chamada opérculo. Nos tatuzinhos, a forma do opérculo (com invaginações e pseudotraqueias) permite a tolerância a um ar mais seco e as brânquias retêm uma camada superficial de umidade. Por isto as brânquias precisam estar sempre úmidas.
B ) Os tatuzinhos perdem água para o ambiente com facilidade. Assim, possuem adaptações comportamentais, morfológicas e fisiológicas que ajudam a evitar a essa perda excessiva. Um exemplo claro é a permanência em ambientes úmidos. Em geral são fotonegativos (fogem da luz e claridade) e podem diferenciar pequenas alterações na umidade, possibilitando a busca por abrigos protetores durante o dia. Algumas espécies possuem a capacidade de enrolar-se como uma bola (capacidade volvacional), o que também pode auxiliar na redução da quantidade de água perdida.
Explicação:
Espero ter ajudado = )
Resposta:
a) Os tatuzinhos realizam troca gasosa através de Brânquias, protegidas por uma estrutura chamada Óperculo.
b) Os tatuzinhos perdem água para o ambiente com facilidade. Assim, possuem adaptações que ajudam a evitar essa perda excessiva. Por isso tendem a ser noturnos e vivem por baixo de rochas e em outros ambientes úmidos.
Explicação:
espero ter ajudado (づ。◕‿‿◕。)づ