1. Os tradicionais quatro Ps de marketing - Produto, Preço, Promoção e Praça (Lugar) - também são utilizados no marketing B2B, mas os seus métodos e estratégias se distinguem do marketing B2C de diferentes formas. Por exemplo, as vendas B2B frequentemente envolvem um maior número de tomadores de decisão, pois costuma existir uma proporção significativa de valores envolvidos. Em outras palavras, cada venda tende a ser mais complexa e requerer uma maior atenção dos profissionais envolvidos.
Considerando esses elementos, marque a opção que define corretamente o marketing B2B.
A. O marketing B2B envolve atividades de comercialização de produtos e serviços de empresas para empresas. Por conta das complexidades organizacionais, essa modalidade de marketing conta com uma série de peculiaridades.
B. O marketing B2B pode ser conceituado a partir das campanhas que as empresas elaboram para seus consumidores diretos, ou seja, aqueles que realizam suas compras por meio do varejo.
C. A definição mais apropriada de marketing B2B deve estar ancorada na importância que a Internet tem como ferramenta mediadora da comunicação entre os participantes dessa modalidade.
D. O marketing B2B compreende os planejamentos operacionais que uma empresa precisa expor para seus clientes de forma a mostrar que suas atividades são rentáveis.
E. A definição de marketing B2B orbita em torno da ideia de que as atividades de uma empresa devem estar transversalizadas com os princípios contemporâneos de resposabilidade social corporativa.
Soluções para a tarefa
Resposta: A.
O marketing B2B envolve atividades de comercialização de produtos e serviços de empresas para empresas. Por conta das complexidades organizacionais, essa modalidade de marketing conta com uma série de peculiaridades.
Explicação: Conceitualmente, o marketing B2B pode ser definido a partir do conjunto de atividades que uma empresa fomenta para viabilizar a venda de seus produtos e serviços para outras empresas. Isso é feito por meio de diferentes ferramentas de marketing e mídias, com o foco de tornar tais produtos e serviços atrativos para as organizações compradoras, por meio da exposição de seus diferenciais, isto é, características que podem ser facilmente reconhecidas. Por outro lado, está incorreto dizer que o marketing B2B pode ser definido como a modalidade que atende diretamente o consumidor varejista. Essa definição, além de incorreta, se encaixaria melhor para o marketing B2C. Também está errado sugerir que a ênfase do marketing B2B é a utilização específica da Internet. Apesar de poder utilizar as funcionalidades da Internet, o marketing B2B também pode utilizar ferramentas offline. Também não é correto dizer que o marketing B2B é tranversalizado por práticas de responsabilidade social corporativa e que essa é sua característica definicional. Embora elas possam estar eventualmente incorporadas, não compõem o cerne dessa modalidade. Por fim, não é correto falar que o marketing B2B seria uma exposição das capacidades operacionais de uma empresa para outra. Isso ocorre porque esse processo não faz parte da definição do marketing B2B e, na verdade, não precisaria ser apresentado para os clientes no âmbito da operacionalização do marketing empresarial.